Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3829
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Da reflexão adorniana a uma sociedade da excitação |
Autor(es): | Calegaro, Roberson Sidnei |
Orientador(a): | Silveira, Sara Juliana Pozzer da |
Membro da Banca: | Silveira, Sara Juliana Pozzer da |
Membro da Banca: | Arruda, Ney Alves de |
Membro da Banca: | Duarte, Rodrigo Antônio de Paiva |
Resumo : | O objetivo desse estudo foi discutir as considerações de Adorno sobre a indústria cultural e suas implicações em relação à constituição e formação do sujeito, que resultaram em uma sociedade projetada para o estímulo das sensações. O percurso projetou-se em três passos, sendo que, primeiramente, foram analisadas as observações de Adorno e Horkheimer na obra conjunta Dialética do Esclarecimento, na qual são explicitadas as principais noções relativas ao processo por eles criticado, como a produção de bens culturais destinada às massas, o caráter padronizado dessas mercadorias, a suposta necessidade dos consumidores em possuírem tais produtos, a falsa mimese realizada pela indústria cultural e, com isso, a dificuldade de resistência frente a essa dominação. No segundo capítulo, a discussão debruçou-se sobre a crítica de Adorno à indústria cultural a partir da obra Teoria da Semiformação, destacando a análise feita por ele para a apresentação do problema, a fragmentação da cultura e a perspectiva da dificuldade de realizar verdadeiras experiências e, ao mesmo tempo, de manter uma relação mediada tanto com a cultura quanto com as obras de arte. No terceiro passo, a análise, em diálogo com a obra Sociedade da Excitação, de Christoph Türcke, vislumbrou compreender como os esquemas da indústria cultural se inseriram na vida dos indivíduos, pautando-se nos elementos sensoriais. A partir de uma razão objetiva, a sociedade identificou-se, consequentemente, com os estímulos das sensações, que visam, lato senso, ao mesmo tempo a continuidade do processo de dominação, própria do projeto do esclarecimento em sua dimensão instrumental, porém que passou a reger a esfera do particular e do subjetivo, convertendo, também, a vida em um processo de fragmentação que corresponde à tendência objetiva da sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | The purpose of this study was to discuss Adorno’s considerations about the cultural industry and its implications in relation to one’s constitution and formation, which resulted in a society projected to the stimulus of the sensations. The trajectory projected itself in three steps, firstly analyzing Adorno and Horkheimer’s observations from their shared work entitled ‘Dialectic of Enlightenment’, in which the main notions relative to the process by them criticized are outlined, such as the production of cultural goods destined to the masses, the padronized character of those merchandises, the supposed necessity of the consumers in owning aforementioned products, the false mimesis realized by the cultural industry and, with that, the difficulty of resistance before this domination. In the secong chapter, the discussion dwelt upon Adorno’s critique of the cultural industry from the perspective of the work named ‘Theory of Semi-Formation’, highlightening his analisis to the presentation of the problem, the fragmentation of the culture and the perspective of the difficulty of realizing true experiences and, at the same time, of keeping a relation mediated with the culture as well as with the works of art. In the third step, the analisis, in dialogue with the work “Excited Society”, from Christoph Türcke, glimpsed to comprehend how the cultural industry’s schemes inserted themselves in the lives of the individuals, grounding themselves in the sensorial elements. Stemming from an objective reason, the society identified itlself, as a consequence, with the stimuli of the sensations, which aim, lato sensu, at the same time the continuity of the process of domination, inherent of the project of enlightenment in its instrumental dimension, which started to rule the sphere of the subjective and the personal, also converting life in a process of fragmentation that corresponds the objective tendency of the society. |
Palavra-chave: | Adorno Horkheimer Teoria crítica Indústria cultural Semiformação Sensações Christoph Türcke Sociedade de estímulos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Adorno Horkheimer Critical theory Cultural industry Semiformation Sensations Christoph Türcke Society of stimuli |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Referência: | CALEGARO, Roberson Sidnei. Da reflexão adorniana a uma sociedade da excitação. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3829 |
Data defesa documento: | 5-Abr-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Roberson Sidnei Calegaro.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.