Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/382
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Utilização de experimentos de baixo custo e de simulações computacionais no ensino de física em escolas públicas |
Autor(es): | Nascimento, Adriano Mamedes Silva |
Orientador(a): | Curvo, Eduardo Augusto Campos |
Membro da Banca: | Curvo, Eduardo Augusto Campos |
Membro da Banca: | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Membro da Banca: | Santanna, Franciele Bomfiglio |
Resumo : | Este trabalho de dissertação, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), utiliza montagens experimentais com materiais de baixo custo e simulações de computador para auxiliar na compreensão de conceitos de Física pelo aprendiz. Essa metodologia foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/campus Jiparaná, com os alunos dos cursos de Informática e Química integrados ao ensino médio, minicurso de capacitação para os professores de Ciências Naturais da E.E.E.F.M Aluizio Ferreira, Ji-paraná/RO e apresentação dos mecanismos de manuseio do software e os protótipos para os professores de Física do IFRO. Trata de conciliar a prática educativa com as confecções de protótipos e seus respectivos simuladores no software PhET (Physics Education Technology). A execução da atividade em sala de aula se deu por meio da divisão em grupos das turmas. Cada grupo registrou todo o processo de montagem dos protótipos em um relatório, comentando suas experiências de trabalho em grupo e os novos conceitos encontrados ao explorar o experimento e o simulador. No minicurso com os professores, foram apresentados todos os experimentos confeccionados e tutoriais dos simuladores e dos protótipos e suas respectivas simulações, propondo a eles um plano de execução. Essa proposta traz vantagens aos professores que utilizam as simulações nas aulas de Física. A utilização equilibrada dos recursos experimentais e computacionais fornece um apoio ao professor em suas demonstrações de conceitos relacionados ao assunto em questão, que podem ser de difícil visualização para os alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation work, of the Program Postgraduate in Teaching of Natural Sciences (PPGECN) held by the Federal University of Mato Grosso (UFMT), uses experimental apparatus with low cost materials and computer simulations to aid in the understanding of physics concepts by the student. This methodology was applied at Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia - IFRO / Campus Ji-paraná, with students of the technical course of Informatics and Chemistry and in a training course for Natural Sciences teachers of EEEFM Aluizio Ferreira, Ji-Paraná/RO and presentation mechanisms for handling software and prototypes for teachers of Physics IFRO. This work aimed to reconcile educational practice with the development of prototypes and their software simulators in PhET (Physics Education Technology). The execution of the activity in the classroom was given by dividing the class into groups. Each group made a register of the assembly process of the prototypes in a report commenting on their experiences of working in groups and the new concepts encountered exploring the experiment and the simulator. All the prepared experiments, tutorials simulators, prototypes and their respective simulations were presented, proposing an implementation plan at a short course made with teachers. This proposal brings benefits to teachers that can use simulations in physics classes. The utilization of experimental and computational resources aid the teacher to explain concepts that otherwise could be difficult for students to understand. |
Palavra-chave: | Experimento de baixo custo Simulador PhET Ensino de física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Low cost experiments PhET simulator Physics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | NASCIMENTO, Adriano Mamedes Silva. Utilização de experimentos de baixo custo e de simulações computacionais no ensino de física em escolas públicas. 2014. 213 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/382 |
Data defesa documento: | 18-Ago-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Adriano Mamedes Silva Nascimento.pdf | 27.03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.