Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amorim, Luciel Furtado de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T19:58:44Z | - |
dc.date.available | 2020-05-30 | - |
dc.date.available | 2023-03-13T19:58:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Luciel Furtado de. Educação e direitos humanos: as representações das diferenças de gênero na escola. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3838 | - |
dc.description.abstract | Currently, discussions around gender issues have not been restricted only to the academic environment, but to basic education as a whole. Thus, we question whether or not the school has a fundamental role in the reproduction of power relations, speeches and practices that are gendered in school daily life, or whether on the other hand it promotes gender equality, based on problematization, the deconstruction of sexism, heteronormativity and other types of prejudice, which start outside the school and can be reinforced within it. Therefore, the objective of the present project is to understand how professionals in the public basic education network of Sonora / MS deal with the production of differences, with sexuality and with the performativity of genders in the school environment. Therefore, in addition to the documentary analysis, semi-structured interviews will also be conducted with teachers from the network, which after the transcription, the information obtained will be compared with official documents relevant to the organization and systematization of schools, such as: Pedagogical Political Project, Internal Regulation, Curriculum Reference , Lesson Plans, aiming to analyze how to approach this theme within these official school documents, as well as in the daily practices of teachers. It is hoped that the reflections raised by this research, which seeks theoretical support in Butler, Foucault, Louro, among others, will bring contributions to the dialogue around gender issues in basic education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-10-18T16:12:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf: 966170 bytes, checksum: 2c2265510c11b3d4d1219d889103917f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-13T19:58:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf: 966170 bytes, checksum: 2c2265510c11b3d4d1219d889103917f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-13T19:58:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf: 966170 bytes, checksum: 2c2265510c11b3d4d1219d889103917f (MD5) Previous issue date: 2020-04-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação e direitos humanos : as representações das diferenças de gênero na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática escolar | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Aguinaldo Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3408519048864585 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Aguinaldo Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3408519048864585 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Jorgetânia da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7521221775825323 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5212042606554646 | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente as discussões em torno da temática de gênero não têm se restringido somente ao ambiente acadêmico, mas à educação básica como um todo. Assim, questionamos se a escola tem ou não papel fundamental na reprodução das relações de poder, discursos e práticas generificadas no cotidiano escolar ou se, por outro lado, promove a igualdade de gênero a partir da problematização, da desconstrução do sexismo, da heteronormatividade e de outros tipos de preconceitos que começam fora da escola e que podem ser reforçados dentro dela. Portanto, a presente pesquisa busca compreender como os profissionais da Rede Pública de Educação Básica de Sonora-MS lidam com a produção das diferenças, com a sexualidade e com a performatividade dos gêneros no ambiente escolar. Para tanto, além da análise documental, serão feitas também entrevistas semiestruturadas com professores da rede, que após a transcrição, as informações obtidas serão confrontadas com documentos oficiais pertinentes à organização e sistematização das escolas, tais como Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno, Referencial Curricular, Planos de Aulas, objetivando analisar como se dá a abordagem desse tema dentro desses documentos oficiais, bem como nas práticas diárias dos professores. Espera-se que as reflexões suscitadas com a presente pesquisa, a qual busca amparo teórico em Butler, Foucault e Louro, entre outros, tragam contribuições para o diálogo em torno das questões de gênero e sexualidade na educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Gender | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | School practice | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Trovão, Flavio Vilas Boas | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2740243377988037 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf | 943.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.