Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Luciel Furtado de-
dc.date.accessioned2023-03-13T19:58:44Z-
dc.date.available2020-05-30-
dc.date.available2023-03-13T19:58:44Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.citationAMORIM, Luciel Furtado de. Educação e direitos humanos: as representações das diferenças de gênero na escola. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3838-
dc.description.abstractCurrently, discussions around gender issues have not been restricted only to the academic environment, but to basic education as a whole. Thus, we question whether or not the school has a fundamental role in the reproduction of power relations, speeches and practices that are gendered in school daily life, or whether on the other hand it promotes gender equality, based on problematization, the deconstruction of sexism, heteronormativity and other types of prejudice, which start outside the school and can be reinforced within it. Therefore, the objective of the present project is to understand how professionals in the public basic education network of Sonora / MS deal with the production of differences, with sexuality and with the performativity of genders in the school environment. Therefore, in addition to the documentary analysis, semi-structured interviews will also be conducted with teachers from the network, which after the transcription, the information obtained will be compared with official documents relevant to the organization and systematization of schools, such as: Pedagogical Political Project, Internal Regulation, Curriculum Reference , Lesson Plans, aiming to analyze how to approach this theme within these official school documents, as well as in the daily practices of teachers. It is hoped that the reflections raised by this research, which seeks theoretical support in Butler, Foucault, Louro, among others, will bring contributions to the dialogue around gender issues in basic education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-10-18T16:12:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf: 966170 bytes, checksum: 2c2265510c11b3d4d1219d889103917f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-03-13T19:58:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf: 966170 bytes, checksum: 2c2265510c11b3d4d1219d889103917f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-13T19:58:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf: 966170 bytes, checksum: 2c2265510c11b3d4d1219d889103917f (MD5) Previous issue date: 2020-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e direitos humanos : as representações das diferenças de gênero na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordPrática escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408519048864585pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Aguinaldo Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408519048864585pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Jorgetânia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5212042606554646pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as discussões em torno da temática de gênero não têm se restringido somente ao ambiente acadêmico, mas à educação básica como um todo. Assim, questionamos se a escola tem ou não papel fundamental na reprodução das relações de poder, discursos e práticas generificadas no cotidiano escolar ou se, por outro lado, promove a igualdade de gênero a partir da problematização, da desconstrução do sexismo, da heteronormatividade e de outros tipos de preconceitos que começam fora da escola e que podem ser reforçados dentro dela. Portanto, a presente pesquisa busca compreender como os profissionais da Rede Pública de Educação Básica de Sonora-MS lidam com a produção das diferenças, com a sexualidade e com a performatividade dos gêneros no ambiente escolar. Para tanto, além da análise documental, serão feitas também entrevistas semiestruturadas com professores da rede, que após a transcrição, as informações obtidas serão confrontadas com documentos oficiais pertinentes à organização e sistematização das escolas, tais como Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno, Referencial Curricular, Planos de Aulas, objetivando analisar como se dá a abordagem desse tema dentro desses documentos oficiais, bem como nas práticas diárias dos professores. Espera-se que as reflexões suscitadas com a presente pesquisa, a qual busca amparo teórico em Butler, Foucault e Louro, entre outros, tragam contribuições para o diálogo em torno das questões de gênero e sexualidade na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2School practicept_BR
dc.contributor.referee3Trovão, Flavio Vilas Boas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Luciel Furtado de Amorim.pdf943.53 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.