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Tipo documento: Dissertação
Título: Educação e direitos humanos : as representações das diferenças de gênero na escola
Autor(es): Amorim, Luciel Furtado de
Orientador(a): Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Ferreira, Jorgetânia da Silva
Membro da Banca: Trovão, Flavio Vilas Boas
Resumo : Atualmente as discussões em torno da temática de gênero não têm se restringido somente ao ambiente acadêmico, mas à educação básica como um todo. Assim, questionamos se a escola tem ou não papel fundamental na reprodução das relações de poder, discursos e práticas generificadas no cotidiano escolar ou se, por outro lado, promove a igualdade de gênero a partir da problematização, da desconstrução do sexismo, da heteronormatividade e de outros tipos de preconceitos que começam fora da escola e que podem ser reforçados dentro dela. Portanto, a presente pesquisa busca compreender como os profissionais da Rede Pública de Educação Básica de Sonora-MS lidam com a produção das diferenças, com a sexualidade e com a performatividade dos gêneros no ambiente escolar. Para tanto, além da análise documental, serão feitas também entrevistas semiestruturadas com professores da rede, que após a transcrição, as informações obtidas serão confrontadas com documentos oficiais pertinentes à organização e sistematização das escolas, tais como Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno, Referencial Curricular, Planos de Aulas, objetivando analisar como se dá a abordagem desse tema dentro desses documentos oficiais, bem como nas práticas diárias dos professores. Espera-se que as reflexões suscitadas com a presente pesquisa, a qual busca amparo teórico em Butler, Foucault e Louro, entre outros, tragam contribuições para o diálogo em torno das questões de gênero e sexualidade na educação básica.
Resumo em lingua estrangeira: Currently, discussions around gender issues have not been restricted only to the academic environment, but to basic education as a whole. Thus, we question whether or not the school has a fundamental role in the reproduction of power relations, speeches and practices that are gendered in school daily life, or whether on the other hand it promotes gender equality, based on problematization, the deconstruction of sexism, heteronormativity and other types of prejudice, which start outside the school and can be reinforced within it. Therefore, the objective of the present project is to understand how professionals in the public basic education network of Sonora / MS deal with the production of differences, with sexuality and with the performativity of genders in the school environment. Therefore, in addition to the documentary analysis, semi-structured interviews will also be conducted with teachers from the network, which after the transcription, the information obtained will be compared with official documents relevant to the organization and systematization of schools, such as: Pedagogical Political Project, Internal Regulation, Curriculum Reference , Lesson Plans, aiming to analyze how to approach this theme within these official school documents, as well as in the daily practices of teachers. It is hoped that the reflections raised by this research, which seeks theoretical support in Butler, Foucault, Louro, among others, will bring contributions to the dialogue around gender issues in basic education.
Palavra-chave: Educação
Gênero
Prática escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Gender
School practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: AMORIM, Luciel Furtado de. Educação e direitos humanos: as representações das diferenças de gênero na escola. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3838
Data defesa documento: 30-Abr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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