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http://ri.ufmt.br/handle/1/3840
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de professores para as práticas de língua inglesa : uma proposta itinerante |
Autor(es): | Lima, Antonio Marcos da Cruz |
Orientador(a): | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Militão, Andréia Nunes |
Membro da Banca: | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Resumo : | A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/ICHS/UFMT/CUR), na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais, e integra-se ao Grupo de Pesquisa InvestigAção, ao qual o Observatório da Educação (OBEDUC) esteve vinculado até 2017, permanecendo, assim, suas ações formativas, nas quais participam professoras iniciantes e experientes da rede pública, graduandas de Pedagogia e alunos do Mestrado em Educação PPGEdu/UFMT. O presente estudo investiga a respeito da inserção da Língua Inglesa (LI) para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente, no segundo ciclo (4o e 5o anos). A inquietação se instaura no que tange ao conhecimento do professor que leciona esse conteúdo nas escolas municipais de Rondonópolis/MT, visto que é o professor unidocente que ensina esta disciplina sem, contudo, receber a formação do referido idioma enquanto graduando de Pedagogia. Assim, ter como atribuição da docência a prática da língua inglesa para crianças consiste, para ele, em um grande desafio, gerando ansiedade e apreensão. A presente investigação origina-se de uma pesquisa recente, concluída e socializada no ano de 2018, no entanto, diferencia-se daquela em seu formato. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar se a itinerância na oferta da LI, propiciada aos professores no próprio ambiente de ensino, favorece, além de uma aprendizagem significativa, a permanência ao longo do referido minicurso. A metodologia é qualitativa e insere-se no tipo de pesquisa-formação. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e os relatos do diário de campo das professoras participantes e do pesquisador. Também se fez uso de análise documental de documentos oficiais referentes à inclusão da LI no currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a formação de professores do referido idioma em Rondonópolis. Os resultados apontam que ao ofertar o curso na escola onde as participantes exercem sua profissionalidade, faz com que o engajamento e a aprendizagem sejam mais eficazes, pois todas estão no mesmo nível linguístico e compartilham dos mesmos desafios e sentimentos ao lidar com a LI. |
Resumo em lingua estrangeira: | This current research takes part in the Graduate Program in Education of Social and Human Sciences Institute of the Federal University of Mato Grosso, university campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), in the line of research Teachers ́ Education and Educational Public Policies, and it is inserted in the research group called InvestigAção, in which the Observatory of Education (OBEDUC) was bounded until 2017, remaining its educational actions so far, in which beginner teachers, experienced ones from public school system, Pedagogy undergraduates and Master degree students in Education PPGEdu/UFMT participate. This study investigates the English Language inclusion for children in the early years of the elementary school, specifically in the second cycle (4th and 5th years). The concern establishes regarding the teacher's knowledge in relation to the content that is being taught in the municipal school in Rondonópolis/MT, since, it is the pedagogue teacher who teaches this discipline without, however, having received the education for teaching the referred idiom while graduating student in Pedagogy. Thus, it is a great challenge, causing anxiety and concerns. In this sense, the aim of this research is to investigate if the itinerancy in the English Language offer provided for the teachers in their own teaching environment, favor, beyond a significant learning, their continuity over the referred mini course. The methodology is qualitative inserted in the research-formation. For data collection, we used the semi-structured interviews and the field journal reports of both the participant teachers and the researcher. We used ddocumentary analysis of official documents regarding the inclusion of the English language in the curriculum in the early years of elementary school, as well as the teachers ́ education of that language. The results reveal that, the course being offered at the school, where the participants pursue their professionalism, makes engagement and learning more effective, as they are all at the same linguistic level and share the same challenges and feelings when dealing with the English language. |
Palavra-chave: | Formação continuada Práticas de língua inglesa Professor iniciante/ingressante Itinerância |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Continuing teacher education English language practices Entering/beginner teacher Itinerancy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | LIMA , Antonio Marcos da Cruz. Formação continuada de professores para as práticas de língua inglesa : uma proposta itinerante. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3840 |
Data defesa documento: | 23-Abr-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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