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Tipo documento: Dissertação
Título: O curso de especialização em gênero e diversidade na escola (GDE) : uma perspectiva emancipadora pela igualdade de diferenças
Autor(es): Santana, Amanda de Oliveira
Orientador(a): Rodrigues, Eglen Sílvia Pipi
Membro da Banca: Rodrigues, Eglen Silvia Pipi
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Cherfem, Carolina Orquiza
Resumo : Este estudo tem como objetivo principal compreender os impactos da formação continuada de egressos do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que atuam agora como docentes na rede pública e privada de ensino básico no interior do estado de Mato Grosso. O diálogo em formato de entrevista em profundidade ocorreu a partir das diretrizes teórico-metodológicas da investigação comunicativa e fundamenta-se a partir da Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, e do conceito de Dialogicidade, de Freire. Nelas, encontram-se elementos essenciais para o entendimento de fenômenos sociais partindo da interação horizontal e do diálogo igualitário entre os sujeitos. As entrevistas foram realizadas com dois participantes, um homem cis e uma mulher cis, ambos professores da rede pública de ensino, e aconteceram em três fases: encontro inicial para apresentação e vínculo, segundo encontro para aprofundamento das questões chaves e último para leitura da síntese. Nesta perspectiva metodológica, a síntese das informações levantadas é feita pela pesquisadora, porém, após análise as informações interpretadas, devem voltar à pessoa participante. Tal devolutiva é importante para garantir que a linguagem seja voltada para o entendimento, estabelecendo uma maior compreensão do que foi dito pelo participante. Esse processo é importante para a construção do diálogo igualitário, rompendo com a hierarquia entre pesquisador e participante. Nesse sentido, o conceito central adotado é a unidade na diversidade, versado na perspectiva freireana do termo, compreendendo que todas as pessoas possuem o direito de ter uma educação igualitária, através da diversidade, numa perspectiva de igualdade – a igualdade de diferenças. No que tange à análise dos dados, tal organização é realizada por meio duas dimensões: exclusoras e transformadoras.
Resumo em lingua estrangeira: This study has as main objective to understand the impacts of the continued formation of graduates of the specialization course in Gender and Diversity in School (GDS) who nowadays act as teachers in the public and private network of basic education in the interior of the state of Mato Grosso. The dialogue in the form of an in-depth interview took place from the theoretical-methodological guidelines of communicative research and is theoretically based on the Theory of Communicative Action, by Habermas, and also on the concept of Dialogicity, by Freire. In them, there are essential elements for the understanding of social phenomena starting from the horizontal interaction and the egalitarian dialogue between the subjects. The interviews were conducted with two participants, a cisgender man and a cisgender woman, both teachers from the public school system, and took place in three phases: initial meeting to present and bond, second meeting to deepen the key questions, and finally, reading the synthesis. In this methodological perspective, the researcher synthesizes the information collected, however, after analysis, the interpreted information must return to the participant. Such feedback is important to ensure that the language is focused on understanding, establishing a greater understanding of what was said by the participant. This process is important for the construction of an egalitarian dialogue, breaking with the hierarchy between researcher and participant. In this sense, the central concept adopted is unity in diversity, versed in the Freirean perspective of the term, understanding that all people have the right to have an egalitarian education, through diversity, in a perspective of equality - the equality of differences. About data analysis, such organization is carried out through two dimensions: exclusive and transforming.
Palavra-chave: Gênero
Educação
Igualdade de diferenças
GDE
Palavra-chave em lingua estrangeira: Gender
Education
Equal differences
GDS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SANTANA, Amanda de Oliveira. O curso de especialização em gênero e diversidade na escola (GDE): uma perspectiva emancipadora pela igualdade de diferenças. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3855
Data defesa documento: 30-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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