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http://ri.ufmt.br/handle/1/3857
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A interdisciplinaridade e o ensino de ciências da natureza na perspectiva da formação humana : uma análise da política educacional de Mato Grosso (2012-2018) |
Autor(es): | Chaves, Laudileire Cristaldo |
Orientador(a): | Santos, Ivanete Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Santos, Ivanete Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Resumo : | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS – da Universidade Federal de Mato Grosso – Câmpus de Rondonópolis na linha de pesquisa de Formação de Professores e Políticas Públicas e ao Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Educação. O estudo vem oportunizar uma reflexão acerca de um ensino de Ciências da Natureza pautado no princípio da formação de sujeitos em sua totalidade. Para isso, faz-se necessário compreender a dualidade presente na educação, que se dá pelo fato de a escola ser um produto e parte de um sistema social. Sendo assim, é preciso ter clareza de que nem sempre se pode confiar a ela o papel revolucionário, no entanto, não devemos eliminá- la como instrumento capaz de assim fazer. Portanto, o conhecimento do caráter político da escola permite compreender as contradições que permeiam as relações sociais que se estabelecem dentro e fora dela. Assim, torna-se relevante discutir a interdisciplinaridade como uma possibilidade que vem marcando o rompimento de uma prática sistematizada e mecânica de mundo e de educação. Diante desse panorama, também há a necessidade de compreender como o ensino de Ciências da Natureza pode promover uma formação humana omnilateral por meio da articulação do trabalho interdisciplinar com os elementos basilares desse ensino: a alfabetização e o letramento científicos. Como caminho para a pesquisa, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos–metodológicos do materialismo histórico dialético por entender que este permite ao pesquisador reconhecer as dificuldades presentes na realidade e sua objetividade. Isso possibilita ter uma noção de totalidade, como também possibilita compreender as mudanças que a natureza e a sociedade sofrem constantemente e que estas são quantitativas e qualitativas, bem como as contradições advindas de conflitos que geram novas realidades. O estudo será pautado na discussão e na reflexão acerca da concepção de educação trazida nas Orientações Curriculares do estado de Mato Grosso, documento que norteou as práticas pedagógicas da rede básica de ensino até o ano de 2018 e como a interdisciplinaridade se configura nessa política educacional, em especial no que tange ao ensino de Ciências da Natureza e seus pressupostos teóricos metodológicos. A presente pesquisa está norteada pelo questionamento: Qual a concepção de educação e de interdisciplinaridade permeia a política educacional do Estado e o ensino de Ciências da Natureza e como a questão da formação humana omnilateral se faz presente nestas concepções? Propusemos esta investigação com o objetivo de analisar as concepções de educação e de interdisciplinaridade subjacentes na política educacional de Mato Grosso de 2012 a 2018 e suas implicações para o ensino de Ciências da Natureza. Isso posto, a discussão contemplou como objetivos específicos a discussão da concepção de educação na perspectiva da formação humana onmilateral e a interdisciplinaridade no contexto dessa formação; a identificação dos fundamentos teóricos-metodológicos do ensino de Ciências presentes na política educacional do Estado no período em análise e o levantamento junto a professores de Ciências sobre seus conhecimentos acerca dessa política, de modo a analisar suas concepções de educação e de interdisciplinaridade. Para tanto, foram realizadas pesquisa de campo em quatro escolas da rede estadual no município de Rondonópolis, onde ocorreram as entrevistas com seis professores. Os resultados apontam que, apesar de Mato Grosso ser um estado movido sob a lógica da expansão capitalista, o sistema de ensino oferecido por ele possibilita uma formação humana omnilateral e que o ensino de Ciências da Natureza se torna ferramenta capaz de efetivar essa proposta por meio da aprendizagem significativa crítica e da educação científica como pressuposto de um trabalho interdisciplinar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research is linked to the Postgraduate Program in Education of the Human and Social Sciences Institute – ICHS of the Federal University of Mato Grosso – Rondonópolis Campus in the research line Teacher Education and Educational Public Policies and to the Study and Research Group Policies and Education. The study provides the opportunity for a reflection on a teaching of Nature Science grounded on the principle of the development of individuals in their totality. For this, it is necessary comprehending the duality present in education, which happens due to the fact that school is a product and part of a social system, therefore, it is needed to have clarity that it is not always possible to trust to it the revolutionary role, yet, we should not eliminate it as instrument capable of doing it so, thus, the knowledge of political nature of the school allows comprehension of the contradictions which pervades the social relations that are established in and out of it. That way, it is relevant to discuss interdisciplinarity as a possibility which has marked the disruption of a systemized and mechanical practice of world and education. In this view, there is also the necessity of comprehending how the teaching of Nature Science can promote omnilateral human development through the articulation of interdisciplinary work with the basic elements of this teaching: the scientific alphabetization and literacy. As the path to the research we based ourselves on the theoretical-methodological assumptions of the historical dialogic materialism for understanding that this allows the researcher to recognize the difficulties present in reality and its objectivity, which enables having a notion of totality, as well as comprehending the changes which nature and society suffer constantly and that these are quantitative and qualitative, as well as contradictions resulting from conflicts which produce new realities. The study will be grounded on the discussion and reflection on the conception of education brought by the Curricular Orientations of the State of Mato Grosso, document which guided the pedagogical practices of the schooling network up to the year of 2018 and how the interdisciplinarity is set in this educational policy, in particular regarding the teaching of Nature Science and its theoretical methodological assumptions, being guided by the inquiry: Which conception of education and of interdisciplinarity grounds the educational policy of the State and the teaching of Nature Science and how is the matter of the omnilateral human development present in these conceptions? We proposed this investigation with the aim of analyzing the conceptions of education and of interdisciplinarity underpinning the educational policy of Mato Grosso from 2012 to 2018 and its implications on the teaching of Nature Science. This said, the discussion contemplated as specific objectives the discussion of the conception of education in the omnilateral human development and the interdisciplinarity in the context of this development; the identification of the theoretical-methodological basis of the teaching of Science present in the educational policy of the State in the period in analysis and the gathering with the teachers of Science regarding their knowledge on this policy, as to analyze their conceptions of education and of interdisciplinarity. For this purpose, a field research was conducted in four schools of the state network in the city of Rondonópolis, where interviews with six teachers occurred. The results indicate that, although Mato Grosso is a state moved by the logic of the capitalist expansion, the teaching system offered can enable a omnilateral human development and that the teaching of Nature Science is a tool capable of implementing this proposal through critical meaningful learning and of scientific education as assumption of a interdisciplinary work. |
Palavra-chave: | Política educacional Interdisciplinaridade Formação humana omnilateral Ensino de ciências da natureza |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educational policy Interdisciplinarity Omnilateral human development Teaching of nature science |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | CHAVES, Laudileire Cristaldo. A interdisciplinaridade e o ensino de ciências da natureza na perspectiva da formação humana: uma análise da política educacional de Mato Grosso (2012-2018). 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3857 |
Data defesa documento: | 17-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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