Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Lindalva Sousa da-
dc.date.accessioned2023-03-21T18:14:00Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2023-03-21T18:14:00Z-
dc.date.issued2017-10-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Lindalva Sousa da. A episteme nas produções fílmicas do cinema negro como dimensão pedagógica para o interculturalismo brasileiro. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3862-
dc.description.abstractEuropean colonialism has contributed significantly to the spread of racist culture, having as main target “people of color”, that is, black people, coercively torn from their homeland and brought to another continent where they suffered enslavement for years and even after obtaining "freedom", they continue to be subjugated, marginalized, stigmatized and devalued as human beings. Theoretical foundation: Even not being aware of my blackness, I suffered and I still suffer from devaluation, which aroused the interest in addressing the issues of valorization of Afro-descendant culture through the Black Cinema Episteme. Through the film interpretation we can highlight the importance of Black Cinema as an element of rupture of the racist culture in the social dimension, including in the classroom as a teacher of high school students it is possible to perceive the devaluation of the other, the difficulty of dealing and coexist with ethnic cultural differences. Methodology: this research was developed based on secondary documents, studies already published that deal with Black Cinema and interculturality, we also made use of the filmic interpretation of two black films, Barravento by film director Glauber Rocha and Dialectic of Love film director Celso Prudente , which allowed the researcher to highlight the Black Cinema Episteme as an element of rupture of the racist culture. Conclusion: It is believed that by breaking with the elements of the racist culture, the Black Cinema Episteme contributes with interculturality and valorization of the identity of the black and Afro-descendant, in the classroom and in any other social dimension, because the Black Cinema reestablishes the affirmative struggle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-24T15:20:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Lindalva Sousa da Costa.pdf: 1477015 bytes, checksum: 14c64045c1ff6aac21efa743c03d3bc5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-21T18:14:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Lindalva Sousa da Costa.pdf: 1477015 bytes, checksum: 14c64045c1ff6aac21efa743c03d3bc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T18:14:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Lindalva Sousa da Costa.pdf: 1477015 bytes, checksum: 14c64045c1ff6aac21efa743c03d3bc5 (MD5) Previous issue date: 2017-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA episteme nas produções fílmicas do cinema negro como dimensão pedagógica para o interculturalismo brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema negropt_BR
dc.subject.keywordBarravento o filmept_BR
dc.subject.keywordDialética do amorpt_BR
dc.subject.keywordInterpretação fílmicapt_BR
dc.subject.keywordEpisteme do cinema negropt_BR
dc.subject.keywordInterculturalidadept_BR
dc.contributor.advisor1Prudente, Celso Luiz-
dc.contributor.advisor-co1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984784037666968pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Elizabeth Figueiredo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1975779880933099pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1570288500328423pt_BR
dc.description.resumoO colonialismo europeu contribuiu de maneira significativa com a disseminação da cultura racista, tendo como alvo principal as pessoas de cor, ou seja, os negros, arrancados de sua terra natal, trazidos coercitivamente para outro continente em que sofreram por anos a escravização e, mesmo depois de obterem “liberdade” continuam sendo subjugados, marginalizados, estigmatizados, desvalorizados enquanto seres humanos. Fundamentação: Mesmo sem ter consciência de minha negritude sofri e ainda sofro com a desvalorização o que despertou o interesse em abordar as questões da valorização da cultura afrodescendentes por meio da Episteme do cinema negro. Por intermédio da interpretação fílmica pode-se destacar a importância do Cinema Negro como elemento de ruptura da cultura racista na dimensão social, inclusive em sala de aula, enquanto professora de alunos do ensino médio percebe-se a desvalorização do outro, a dificuldade de lidar e conviver com as diferenças étnicas culturais. Metodologia: esta pesquisa foi desenvolvida com base em documentos secundários, estudos já publicados que abordam o Cinema Negro e interculturalidade, também se fizeram uso da interpretação fílmica de dois filmes do cinema negro, Barravento do Cineasta Glauber Rocha e Dialética do Amor do cineasta Celso Prudente, os quais permitiram a pesquisadora destacar a Episteme do Cinema Negro como elemento de ruptura da cultura racista. Conclusão: Acredita-se que a Episteme do Cinema Negro ao romper com os elementos da cultura racista contribui com interculturalidade e valorização da identidade do negro e afrodescendente, tanto em sala de aula, como em qualquer outra dimensão social, pois o Cinema Negro restabelece a luta afirmativa imagética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Black cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Barravento the moviept_BR
dc.subject.keyword2Dialectic of lovept_BR
dc.subject.keyword2Film interpretationpt_BR
dc.subject.keyword2Episteme of the black cinemapt_BR
dc.subject.keyword2Interculturalitypt_BR
dc.contributor.referee3Kawahara, Lúcia Shiguemi Izawa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549268370056849pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Lindalva Sousa da Costa.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.