Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3862
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A episteme nas produções fílmicas do cinema negro como dimensão pedagógica para o interculturalismo brasileiro |
Autor(es): | Costa, Lindalva Sousa da |
Orientador(a): | Prudente, Celso Luiz |
Coorientador: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Membro da Banca: | Kawahara, Lúcia Shiguemi Izawa |
Resumo : | O colonialismo europeu contribuiu de maneira significativa com a disseminação da cultura racista, tendo como alvo principal as pessoas de cor, ou seja, os negros, arrancados de sua terra natal, trazidos coercitivamente para outro continente em que sofreram por anos a escravização e, mesmo depois de obterem “liberdade” continuam sendo subjugados, marginalizados, estigmatizados, desvalorizados enquanto seres humanos. Fundamentação: Mesmo sem ter consciência de minha negritude sofri e ainda sofro com a desvalorização o que despertou o interesse em abordar as questões da valorização da cultura afrodescendentes por meio da Episteme do cinema negro. Por intermédio da interpretação fílmica pode-se destacar a importância do Cinema Negro como elemento de ruptura da cultura racista na dimensão social, inclusive em sala de aula, enquanto professora de alunos do ensino médio percebe-se a desvalorização do outro, a dificuldade de lidar e conviver com as diferenças étnicas culturais. Metodologia: esta pesquisa foi desenvolvida com base em documentos secundários, estudos já publicados que abordam o Cinema Negro e interculturalidade, também se fizeram uso da interpretação fílmica de dois filmes do cinema negro, Barravento do Cineasta Glauber Rocha e Dialética do Amor do cineasta Celso Prudente, os quais permitiram a pesquisadora destacar a Episteme do Cinema Negro como elemento de ruptura da cultura racista. Conclusão: Acredita-se que a Episteme do Cinema Negro ao romper com os elementos da cultura racista contribui com interculturalidade e valorização da identidade do negro e afrodescendente, tanto em sala de aula, como em qualquer outra dimensão social, pois o Cinema Negro restabelece a luta afirmativa imagética. |
Resumo em lingua estrangeira: | European colonialism has contributed significantly to the spread of racist culture, having as main target “people of color”, that is, black people, coercively torn from their homeland and brought to another continent where they suffered enslavement for years and even after obtaining "freedom", they continue to be subjugated, marginalized, stigmatized and devalued as human beings. Theoretical foundation: Even not being aware of my blackness, I suffered and I still suffer from devaluation, which aroused the interest in addressing the issues of valorization of Afro-descendant culture through the Black Cinema Episteme. Through the film interpretation we can highlight the importance of Black Cinema as an element of rupture of the racist culture in the social dimension, including in the classroom as a teacher of high school students it is possible to perceive the devaluation of the other, the difficulty of dealing and coexist with ethnic cultural differences. Methodology: this research was developed based on secondary documents, studies already published that deal with Black Cinema and interculturality, we also made use of the filmic interpretation of two black films, Barravento by film director Glauber Rocha and Dialectic of Love film director Celso Prudente , which allowed the researcher to highlight the Black Cinema Episteme as an element of rupture of the racist culture. Conclusion: It is believed that by breaking with the elements of the racist culture, the Black Cinema Episteme contributes with interculturality and valorization of the identity of the black and Afro-descendant, in the classroom and in any other social dimension, because the Black Cinema reestablishes the affirmative struggle. |
Palavra-chave: | Cinema negro Barravento o filme Dialética do amor Interpretação fílmica Episteme do cinema negro Interculturalidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Black cinema Barravento the movie Dialectic of love Film interpretation Episteme of the black cinema Interculturality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | COSTA, Lindalva Sousa da. A episteme nas produções fílmicas do cinema negro como dimensão pedagógica para o interculturalismo brasileiro. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3862 |
Data defesa documento: | 11-Out-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Lindalva Sousa da Costa.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.