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http://ri.ufmt.br/handle/1/3863
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Trajetórias de vida, estratégias de resistências e protagonismos de professoras quilombolas da Comunidade de Chumbo/Poconé/MT |
Autor(es): | Pereira, Luciano da Silva |
Orientador(a): | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Castilho, Suely Dulce de |
Membro da Banca: | Ferreira, Nilce Vieira Campos |
Membro da Banca: | Santos, Sérgio Pereira dos |
Membro da Banca: | Silva, Acildo Leite da |
Resumo : | Este estudo resulta de uma pesquisa etnográfica realizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, situada em território quilombola, pertencente ao município de Poconé, em Mato Grosso. Teve como objetivo conhecer a trajetória de vida das professoras quilombolas, bem como compreender os processos de resistências construídas por elas frente às discriminações raciais que vivenciaram no percurso escolar e profissional. Metodologicamente, a pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, utilizando o método etnográfico e história oral, em diálogo com Denzin e Lincon (2006), Geertz (2008) e Alberti (2013). Utiliza-se para a coleta de dados: observação participante, entrevistas semiestruturadas, caderno de campo e entrevista de história de vida. Os colaboradores da pesquisa foram cinco professoras que lecionam na comunidade, duas professoras que já lecionaram na localidade e três moradores antigos. Aportes teóricos foram considerados, destacando-se: Moura (1988), Freitas (1984), Castilho (2011), Beauvoir (1949), Munanga (2003), Gomes (2013), Hall (2002), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram que as professoras negras quilombolas tiveram uma trajetória de vida marcada por dificuldades, no entanto, não desistiram de sonhar e foram em busca de suas realizações pessoais e profissionais, criando estratégias de resistência diante das condições excludentes impostas a elas. A pesquisa desvela, ainda, que as docentes vivenciaram experiências racistas e discursos que as desvalorizavam dentro e fora dos espaços escolares, como negra, mulher, quilombola e docente, no entanto, elas optaram por não se deixar vitimizar por esses atos, buscando por meio dos estudos e da profissão docente o respeito e o reconhecimento pessoal e profissional merecido. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study results from an ethnographic investigation made in Nossa Senhora Aparecida do Chumbo Community located in quilombola territory, belonging to Poconé Municipality, in Mato Grosso. It had as objective to know the lives trajectories of quilombolas professors, as well as, to comprehend the resistance processes built by them in front of racial discriminations that experienced during their school and professional route. Methodologically, this investigation is inserted on the qualitative inquiry, using the ethnographic method and oral history according to Denzin and Lincoln (2006), Geertz (2008), and Alberti (2013). For collecting data it was used: the participant observation, semi-structured interviews, field notebook and life history interview. The contributors of the research were five people that teach in the community, two professors that already taught in the locality and three old residents. The theoretical supports were considered, emphasizing: Moura (1988), Freitas (1984), Castilho (2011), Beauvoir (1949), Munanga (2003), Gomes (2013), Hall (2002), and some others. The investigation results show that the negras quilombolas professors had a life trajectory marked by difficulties, however, they did not give up dreaming and they were looking for their professional and personal achievements, creating resistance strategies in front of excluding conditions against them. This research still reveals that, even though, the professors lived racists experiences and speeches such as negra, woman and teacher that devalued them inside and outside school spaces, nonetheless, they chose not to allow themselves to be victimized by those kind of acts, looking through the studies and the teacher profession, respect and deserved personal and professional recognition. |
Palavra-chave: | Educação Comunidade quilombola do Chumbo Trajetória de vida Reconhecimento profissional Professoras quilombolas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Quilombola community Life trajectory Professional recognition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PEREIRA, Luciano da Silva. Trajetórias de vida, estratégias de resistências e protagonismos de professoras quilombolas da Comunidade de Chumbo/Poconé/MT. 2017. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3863 |
Data defesa documento: | 30-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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