Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3867
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Whatsapp : um estudo sobre a cultura digital e as possibilidades de seu uso na prática pedagógica |
Autor(es): | Silva, Viviane Salarolli de Souza |
Orientador(a): | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Nhary, Tania Marta Costa |
Resumo : | Este estudo é resultante da pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens tendo como objetivos: 1) Escrutar a possibilidade de utilização do aplicativo ― WhatsApp ― na prática pedagógica dos professores pesquisados. De que forma (como) e em que momento (quando) isso acontece; 2) Descrever através dos relatos dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/IE/UFMT), as experiências favoráveis e desfavoráveis na utilização do dispositivo dentro e fora dos espaços escolares; 3) Analisar como se estabelece a comunicação entre professores e alunos e se estes professores se consideram preparados para trabalhar com os praticantes da cultura digital, membros da cibergeração conforme metáfora do filósofo e sociólogo francês Pierre Lévy; 4) Verificar a compreensão dos professores na relação do ensino com a tecnologia, em que medida essa concepção os auxilia em sua prática docente. O estudo se ampara em autores como Zygmunt Bauman (2007); Pierre Lévy (2010); Gilles Lipovetsky (2005, 2007); Jean-François Lyotard (2004); Wim Veen & Bem Vrakking (2009); Marshall McLuhan (2007), dentre outros. Para a educação dialogamos com Selma Garrido Pimenta; Evandro Ghedin através da obra Professor Reflexivo no Brasil (2005); José Manuel Moran (2012) e Silas Borges Monteiro (2013). A metodologia utilizada se pauta na abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza descritiva, a partir de algumas ferramentas que essa abordagem utiliza, como a observação sistemática e participante, questionário, entrevistas online, composição de relatos e um olhar mais atento por parte da pesquisadora aos dados observados sem interferência no cenário pesquisado: ambiente virtual, um grupo no aplicativo – WhatsApp –, intitulado ‘os federais’. O grupo é composto por uma amostra de quinze discentes do curso de Mestrado em Educação (PPGE/IE/UFMT), campus Cuiabá-MT, concomitantemente, professores que atuam em diferentes segmentos de ensino. Corroborando com o crescente uso das tecnologias digitais, a interação entre os usuários e interatividade com diversos dispositivos, se faz necessário uma nova relação com o saber e novas práticas pedagógicas (LÉVY, 2010). O estudo tem a intenção de investigar as possibilidades de uso do aplicativo, no auxílio à prática pedagógica, mediando a comunicação entre professores e alunos. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto de duas partes: caracterização dos professores e as possibilidades de uso do aplicativo no ambiente escolar. Os resultados revelam que, para além das possibilidades e maneiras de utilização do dispositivo, através dos relatos dos professores participantes da pesquisa é percebido que o aplicativo de serviço de mensagem gratuita para celular vem sendo utilizado por professores e alunos, na perspectiva de mais um dispositivo que contribua com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study is the result of the research developed in the Master's Degree in Education, in the line of research: School Cultures and Languages with the following objectives: 1) To scrutinize the possibility of using the application - WhatsApp - in the pedagogical practice of the researched teachers. In what way (how) and in what moment (when) does this happen; 2) Describe the favorable and unfavorable experiences in the use of the device inside and outside the spaces through the reports of the postgraduate students in the Education Institute of the Federal University of Mato Grosso (PPGE / IE / UFMT) school children; 3) Analyze how communication between teachers and students is established and whether these teachers consider themselves prepared to work with digital culture practitioners, members of the cybergeneering according to the metaphor of the French philosopher and sociologist Pierre Lévy; 4) To verify the teachers' understanding of the relation between teaching and technology, to what extent this conception helps them in their teaching practice. The study is based on authors such as Zygmunt Bauman (2007); Pierre Lévy (2010); Gilles Lipovetsky (2005, 2007); Jean-François Lyotard (2004); Wim Veen & Bem Vrakking (2009); Marshall McLuhan (2007), among others. For the education we talk with Selma Garrido Pimenta; Evandro Ghedin through the work Reflexive Professor in Brazil (2005); José Manuel Moran (2012) and Silas Borges Monteiro (2013). The methodology used is based on the qualitative approach, being a research of a descriptive nature, based on some tools that this approach uses, such as systematic observation and participant, questionnaire, online interviews, composition of reports and a closer look on the part of the researcher to the observed data without interference in the researched scenario: virtual environment, a group in the application - WhatsApp -, titled 'the feds'. The group is comprised of a sample of fifteen students from the Master's Course in Education (PPGE / IE / UFMT), Cuiabá-MT campus, concomitantly, teachers who work in different teaching segments. In addition to the increasing use of digital technologies, interaction between users and interactivity with different devices, a new relationship with knowledge and new pedagogical practices is necessary (LÉVY, 2010). The study intends to investigate the possibilities of using the application, in the aid of pedagogical practice, mediating the communication between teachers and students. The data were collected through a questionnaire composed of two parts: characterization of the teachers and the possibilities of using the application in the school environment. The results reveal that, in addition to the possibilities and ways of using the device, through the reports of the teachers participating in the research, it is noticed that the free mobile message service application is being used by teachers and students in the perspective of one more device that contributes to the teaching and learning process of the school content. |
Palavra-chave: | Cultura digital Professor reflexivo Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Digital culture Reflective teacher Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Viviane Salarolli de Souza. Whatsapp: um estudo sobre a cultura digital e as possibilidades de seu uso na prática pedagógica. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3867 |
Data defesa documento: | 21-Mar-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Viviane Salarolli De Souza Silva.pdf | 5.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.