Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tibaldi, Fatima Maria Melo Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T19:12:21Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20 | - |
dc.date.available | 2023-03-21T19:12:21Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-28 | - |
dc.identifier.citation | TIBALDI, Fatima Maria Melo Barbosa. História da educação pública: em revista (1989-2006). 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3868 | - |
dc.description.abstract | This research, entitled “History of Public Education in Review”, has as its main objective to conduct a quantitative and qualitative study of the Public Education Journal of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso. The theme is a milestone that marks the beginning of contemporary studies, carried out in the Education and Memory Research Group (GEM), since the Journal is the oldest vehicle for the dissemination of academic knowledge within the UFMT Graduate, both in the production of knowledge, as in the development of research and its circulation in the academic sphere. The time frame of the study refers to the years 1989-2006, aiming to cover the entire period of circulation of the Journal as a category of analysis. We sought support in Bourdieu, which analyzes the relationship between the notion of symbolic capital, scientific field and field. seeking to understand its position in the structure of power relations in the social space. The methodology adopted is that of the historical approach, and the empirical universe was limited not only to the Journal's numbers, and the collection of historical documents deposited in the archives of the UFMT Graduate Program in Education, such as the Reports, Letters of Teachers and Coordinators of existing lines of research in the Program, Minutes and Legislation. A bibliographic survey was also conducted in the collections of the Central Library of UFMT and in the sector of the Institute of Education. Throughout the process, from the origin of this journal to the present day, many changes regarding the methodological technical advances and educational thematic ones prevail, prevailing only its editorial policy. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-06-10T14:35:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Fatima Maria Melo Barbosa Tibaldi.pdf: 1267544 bytes, checksum: b06ec9be25243a53575cd6bfaab02e15 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-21T19:12:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Fatima Maria Melo Barbosa Tibaldi.pdf: 1267544 bytes, checksum: b06ec9be25243a53575cd6bfaab02e15 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-21T19:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Fatima Maria Melo Barbosa Tibaldi.pdf: 1267544 bytes, checksum: b06ec9be25243a53575cd6bfaab02e15 (MD5) Previous issue date: 2008-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | História da educação pública : em revista (1989-2006) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Revista de educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | História de educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação em educação UFMT | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sá, Nicanor Palhares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0252670729905644 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Horta, José Silverio Baia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4673213497734848 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Marlene | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1535003451356823 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5591921270339107 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, intitulada “Historia da Educação Pública Em Revista”, tem como objetivo principal realizar um estudo quantitativo e qualitativo da Revista de Educação Pública do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O tema é um marco que registra o inicio dos estudos contemporâneos, realizados no Grupo de Pesquisa Educação e Memória (GEM), uma vez que a Revista é o mais antigo veiculo de divulgação do conhecimento acadêmico no âmbito da Pós-Graduação da UFMT, tanto na produção de saberes, como no desenvolvimento de pesquisas e sua circulação na esfera acadêmica. O recorte temporal do estudo refere-se aos anos de 1989-2006, visando abarcar todo período de circulação da Revista como categoria de análise, buscou-se apoio em Bourdieu, que analise a relação entre a noção de capital simbólico, campo científico e campo cultural buscando compreender sua posição na estrutura das relações de força no espaço social. A metodologia adotada é a da abordagem histórica, sendo que o universo empírico circunscreveu-se não só aos números da Revista, tendo sido ainda incorporados o acervo de documentos históricos depositados nos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, tais como os Relatórios, Ofícios dos docentes e Coordenadores das linhas de pesquisa existentes no Programa, as Atas e Legislações. Foi também realizado um levantamento bibliográfico nos acervos da Biblioteca Central da UFMT e na setorial do Instituto de Educação. Pode-se verificar, ao longo do processo, desde a origem deste periódico até os dias atuais, a ocorrência de muitas mudanças referentes aos avanços técnicos metodológicos e temáticas educacionais prevalecendo apenas sua política editorial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Journal of public education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History of education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Postgraduate in education UFMT | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cá, Lourenço Ocuni | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8532624741878287 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sá, Nicanor Palhares | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0252670729905644 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2008_Fatima Maria Melo Barbosa Tibaldi.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.