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Tipo documento: Dissertação
Título: História da educação pública : em revista (1989-2006)
Autor(es): Tibaldi, Fatima Maria Melo Barbosa
Orientador(a): Sá, Nicanor Palhares
Membro da Banca: Horta, José Silverio Baia
Membro da Banca: Gonçalves, Marlene
Membro da Banca: Cá, Lourenço Ocuni
Membro da Banca: Sá, Nicanor Palhares
Resumo : A presente pesquisa, intitulada “Historia da Educação Pública Em Revista”, tem como objetivo principal realizar um estudo quantitativo e qualitativo da Revista de Educação Pública do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O tema é um marco que registra o inicio dos estudos contemporâneos, realizados no Grupo de Pesquisa Educação e Memória (GEM), uma vez que a Revista é o mais antigo veiculo de divulgação do conhecimento acadêmico no âmbito da Pós-Graduação da UFMT, tanto na produção de saberes, como no desenvolvimento de pesquisas e sua circulação na esfera acadêmica. O recorte temporal do estudo refere-se aos anos de 1989-2006, visando abarcar todo período de circulação da Revista como categoria de análise, buscou-se apoio em Bourdieu, que analise a relação entre a noção de capital simbólico, campo científico e campo cultural buscando compreender sua posição na estrutura das relações de força no espaço social. A metodologia adotada é a da abordagem histórica, sendo que o universo empírico circunscreveu-se não só aos números da Revista, tendo sido ainda incorporados o acervo de documentos históricos depositados nos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, tais como os Relatórios, Ofícios dos docentes e Coordenadores das linhas de pesquisa existentes no Programa, as Atas e Legislações. Foi também realizado um levantamento bibliográfico nos acervos da Biblioteca Central da UFMT e na setorial do Instituto de Educação. Pode-se verificar, ao longo do processo, desde a origem deste periódico até os dias atuais, a ocorrência de muitas mudanças referentes aos avanços técnicos metodológicos e temáticas educacionais prevalecendo apenas sua política editorial.
Resumo em lingua estrangeira: This research, entitled “History of Public Education in Review”, has as its main objective to conduct a quantitative and qualitative study of the Public Education Journal of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso. The theme is a milestone that marks the beginning of contemporary studies, carried out in the Education and Memory Research Group (GEM), since the Journal is the oldest vehicle for the dissemination of academic knowledge within the UFMT Graduate, both in the production of knowledge, as in the development of research and its circulation in the academic sphere. The time frame of the study refers to the years 1989-2006, aiming to cover the entire period of circulation of the Journal as a category of analysis. We sought support in Bourdieu, which analyzes the relationship between the notion of symbolic capital, scientific field and field. seeking to understand its position in the structure of power relations in the social space. The methodology adopted is that of the historical approach, and the empirical universe was limited not only to the Journal's numbers, and the collection of historical documents deposited in the archives of the UFMT Graduate Program in Education, such as the Reports, Letters of Teachers and Coordinators of existing lines of research in the Program, Minutes and Legislation. A bibliographic survey was also conducted in the collections of the Central Library of UFMT and in the sector of the Institute of Education. Throughout the process, from the origin of this journal to the present day, many changes regarding the methodological technical advances and educational thematic ones prevail, prevailing only its editorial policy.
Palavra-chave: Revista de educação pública
História de educação
Pós-graduação em educação UFMT
Palavra-chave em lingua estrangeira: Journal of public education
History of education
Postgraduate in education UFMT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TIBALDI, Fatima Maria Melo Barbosa. História da educação pública: em revista (1989-2006). 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3868
Data defesa documento: 28-Mar-2008
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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