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http://ri.ufmt.br/handle/1/3869
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma escola do quilombo : a história da educação, das lutas e das resistências na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo |
Autor(es): | Abreu, Adrianny de Arruda |
Orientador(a): | Silva, Regina Aparecida da |
Coorientador: | Mansilla, Debora Erileia Pedrotti |
Membro da Banca: | Silva, Regina Aparecida da |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Nora, Giseli Dalla |
Membro da Banca: | Senra, Ronaldo Eustáquio Feitoza |
Resumo : | Esta pesquisa buscou compreender as relações e a importância que uma escola do quilombo tem para o fortalecimento da identidade, das resistências e das lutas pelo reconhecimento dos direitos ancestrais, pelo território e pelos ambientes preservados. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, que está situada no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, distante cerca de sessenta quilômetros da capital do estado, Cuiabá. Vivem na comunidade, aproximadamente, quatrocentas famílias, organizadas em seis associações, que formam o complexo Quilombo Boa Vida Mata Cavalo. Os moradores da Comunidade de Mata Cavalo lutam por seu território e pelo direito de acesso às políticas públicas básicas, como educação, saúde, transporte e saneamento básico. Utilizamos a pesquisa qualitativa, ancorada na metodologia da pesquisa participante, metodologia essa que permite à pesquisadora ter relação com o pesquisado, oportunizando o acesso à cultura quilombola, uma vez que todas as culturas são fontes de saberes e conhecimentos. A pesquisa registrou a história da luta pela educação escolar no Quilombo de Mata Cavalo, desde a criação das primeiras escolas, as implantações de novas instituições ao longo dos anos, até a atual Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda. Foi nesse processo da educação e da luta por reconhecimento que os quilombolas de Mata Cavalo se fortaleceram e ressignificaram sua identidade. A importância de se ter uma escola no quilombo, que considere a educação quilombola, com um currículo próprio e específico, e não apenas uma escolarização pronta que não atende aos anseios dessas comunidades, vem fortalecer a identidade dos quilombolas. A conquista da escola para o quilombo, além de fortalecer o elo escola-comunidade, por possuir um currículo que ressignifique os aspectos da cultura quilombola, contribuiu, de forma significativa, no fortalecimento das identidades, das lutas pelo território e das resistências. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research sought to understand the relationships and importance that a quilombo school has for the strengthening of identity, resistance and struggles for recognition of ancestral rights, the territory and preserved environments. The research was developed in the Quilombola Community of Mata Cavalo, which is located in the municity of Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, distant about sixty kilometers from the state capital, Cuiabá. Aproximal four hundred families live in the community, organized in six associations, which form the Quilombo Boa Vida Mata Cavalo complex. The residents of Mata Cavalo Community struggle for their territory and the right of access to basic public policies, such as education, health, transportation and basic sanitation. This is a qualitative research, anchored in the methodology of the participant research, methodology that allows to the researcher to have a relationship with the researched object, giving access to the quilombola culture, since all cultures are sources of knowledge and lore. The research recorded the history of the struggle for school education in Quilombo de Mata Cavalo, from the creation of the first schools, the implantation of new institutions over the years, to the current Quilombola State School Tereza Conceição de Arruda. It was in this process of education and the struggle for recognition that quilombolas of Mata Cavalo strengthened and renified their identity. The importance of having a school in the quilombo, with quilombola school education, with own specific curriculum and not just a schooling ready that does not meet the desires of these communities, strengthens the identity of the quilombolas. The conquest of the school for the quilombo, in addition to strengthening the school-community link, by having a curriculum that ressignifies aspects of the quilombola culture, contributed, in a significant way, in the strengthening of identities, struggles for territory and resistances. |
Palavra-chave: | Educação ambiental Educação escolar Quilombola Comunidade quilombola Resistência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental education Quilombola school education Quilombola community Resistance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ABREU, Adrianny de Arruda. Uma escola do quilombo: a história da educação, das lutas e das resistências na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3869 |
Data defesa documento: | 30-May-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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