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Tipo documento: Dissertação
Título: Didática ativa e as sequências didáticas em dissertações de um programa de mestrado profissional em ensino de matemática
Autor(es): Anjos, Cristine Moraes dos
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Ribeiro, Emerson da Silva
Resumo : Este trabalho de pesquisa intitulado, Didática Ativa e as Sequências Didáticas de um Programa de Mestrado Profissional em Ensino de matemática pertence, ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM, da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, orientado pela professora Dra Gladys Denise Wielewski, do Programa de Pós Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá. Nesta pesquisa buscamos compreender as características da Didática Ativa presentes nas concepções dos professores que ensinam matemática, para tanto nosso objeto de pesquisa são os métodos ativos de ensino presentes nas sequências didáticas aplicadas nos programas de mestrados profissionalizantes. E para encontrar tal objeto procuramos responder o problema de pesquisa: Que concepções de Didática Ativa são apresentadas nas sequências didáticas desenvolvidas nas dissertações de um programa de mestrado profissionalizante em ensino de matemática no Brasil no período de 2012 a 2017. Para encontramos a resposta para esse problema de pesquisa traçamos o objetivo de compreender que concepções de Didática Ativa temos hoje expressas nas pesquisas realizadas no âmbito de um programa de mestrado profissionalizante sobre o ensino de matemática, assim foram levantados os produtos didáticos e dissertações que são os elementos de análises da pesquisa, a partir de então buscou-se identificar os métodos, técnicas, metodologias e tendências metodológicas de ensino de matemática empregadas nas sequências didáticas pesquisadas, buscou-se também analisar as contribuições e desafios apresentados por essas sequências e visualizar um panorama das estratégias utilizadas por esses docentes para o ensino de matemática, e identificar tendências . Como aporte teórico para nos respaldar na estruturação e delineamento desta pesquisa apropriamos de autores com Gadotti (1999), Libâneo (1992) e Fiorentinni (1995) dentre outros para discutir tendências pedagógicas de ensino e Zabala (1998) e Nérici (1992) e outros para discutir didática e prática de ensino além de autores com Polya (1995) e D’Ambrosio (2001) que abordam tendências metodológicas de ensino de matemática. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, exploratória do tipo qualitativa interpretativa, que a princípio se apropriou da metodologia estado do conhecimento para identificar os produtos didáticos que atendem a delimitação posta e posteriormente serem analisadas qualitativamente de acordo com as categorias definidas. Os resultados nos mostraram que as sequências didáticas contemplam a Didática Ativa mas trazem apenas noções de métodos ativos em todas elas e não há características consolidadas e bem definidas a respeito das concepções assumidas, do planejamento adotado a respeito das tendências metodológicas utilizadas e dos recursos didáticos. Quanto ao panorama dessas tendências metodológicas vemos poucas variações, o grupo se distribuiu em poucas modalidades já discutidas no ensino de matemática sendo que o perfil inovador quase não se apresentou e apesar dessas lacunas os resultados trazidos nos produtos didáticos como originários do desenvolvimento da sequência didática desenvolvidas são muito positivos e concordam com as proposições dos teóricos que discutem o ensino de matemática.
Resumo em lingua estrangeira: This research work, entitled Active Didactics and the Didactic Sequences of a Professional Master's Program in Mathematics Teaching, belongs to the GRUEPEM Mathematics Education Studies and Research Group, from the Research Line of Education in Science and Mathematics Education, guided by Professor Dra. Gladys Denise Wielewski, Graduate Program in Education, Master in Education, Federal University of Mato Grosso, Cuiabá campus. In this research we seek to understand the principles of active teaching present in the conceptions of teachers who teach mathematics, so our research object is the active teaching methods present in the didactic sequences applied in the professional master's programs and to find such an object we try to answer the problem of research: What concepts of active didactics are presented in the didactic sequences developed in the dissertations of the professional master's programs in mathematics teaching in Brazil in the period from 2012 to 2017, to find the answer to this research problem we draw the objective of understanding which conceptions of Active teaching has today been expressed in the research carried out within the framework of professional master's programs on the teaching of mathematics, thus the didactic products and dissertations that are the elements of analysis of the research were raised, from then on to identify the methods, techniques, methodologies and methodological tendencies of mathematics education employed in the didactic sequences researched, we also sought to analyze the contributions and challenges presented by these sequences and to visualize a a panorama of the strategies used by these teachers to teach mathematics and to identify Tendencies . As a theoretical contribution to support us in the structuring and delineation of this research, we appropriate authors with Gadotti (1999), Libâneo (1992) and Fiorentinni (1995) among others to discuss pedagogical tendencies of teaching and Zabala (1998) and Nérici (1992) and others to discuss didactics and teaching practice in addition to authors with Polya (1995) D'Ambrosio (2001) who address methodological trends in mathematics teaching. For this, we carried out a bibliographic research, exploratory of the qualitative and interpretative type, which at first appropriated the state of knowledge methodology to identify the didactic products that meet the delimitation posta and later to be analyzed qualitatively according to the defined categories. The results showed us that the didactic sequences contemplate Active Didactics but they only have notions of active methods in all of them and there are no well defined and consolidated characteristics regarding the conceptions assumed, the planning adopted regarding the methodological tendencies used and the didactic resources. As for the panorama of these methodological tendencies we see few variations, the group has been distributed in a few modalities already discussed in mathematics teaching and the innovative profile almost did not present and despite these gaps the results brought in didactic products as originating in the development of the didactic sequence developed are very positive and agree with the propositions of the theorists who discuss the teaching of mathematics.
Palavra-chave: Didática ativa
Tendências pedagógicas
Prática pedagógica
Mestrado profissionalizante
Sequências didáticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Active didactics
Pedagogical trends
Pedagogical practice
Professional masters
Didactic sequences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ANJOS, Cristine Moraes dos. Didática ativa e as sequências didáticas em dissertações de um programa de mestrado profissional em ensino de matemática. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3876
Data defesa documento: 22-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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