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dc.creatorArantes, Sandra Stöckli-
dc.date.accessioned2023-03-23T19:11:11Z-
dc.date.available2017-05-25-
dc.date.available2023-03-23T19:11:11Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.citationARANTES, Sandra Stöckli. Competências definidas nas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração: suas traduções para os planos de ensino. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3881-
dc.description.abstractThe professionals that work in the teaching of the Administration coexist with a great challenge expressed by the demands of the eight great competences and abilities foreseen in the National Curricular Guidelines (DCN) of the Bachelor's Degree in Administration. These competencies are expected to be achieved by the way they are presented in the Teaching Plans (PE) when contemplating theory and practice, through content based on syllabi, bibliographies and methodologies. The main research focus is the fact of knowing if the scope occurs the manner how the translations are presented in the lesson plans, through the Teaching Plans (PE), by the curricular units Professors. Therefore, in this study the translations in Derrida are taken in movements with the purpose of analyzing how the Professors translate what is already described regarding the skills and abilities expected in the alumnus‟profile, members of the Pedagogical Project of Course (PPC), extracted from the Curricular Guidelines (DCN) for Teaching Plans (PE). In such context, the research problem arises which wonders if, indeed, these translations, through the Education Plans (PE), manage to provide a training for the graduates that reveals the competences foreseen in the Guidelines. The general objective is to understand if the competences defined in the Guidelines, contemplated in the Pedagogical Project of the Course (PPC) and formulated in the Teaching Plans (PE), of the curricular component, can be evaluated and certified in fact so that, at the end of the course, after four years the administrator professional training is reached. The problem defined, in spite of the practice adopted by the course emphasizing competences, was not fully answered, and therefore it is not possible to understand if the evaluations are successful and, consequently, they translations the defined competences, within the scope of the National Curricular Guidelines (DCN), Members of the aluminus profile.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-22T18:58:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Sandra Stöckli Arantes.pdf: 1501276 bytes, checksum: d23426c0a4e78db32046920eaf93cd03 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-23T19:11:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Sandra Stöckli Arantes.pdf: 1501276 bytes, checksum: d23426c0a4e78db32046920eaf93cd03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-23T19:11:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Sandra Stöckli Arantes.pdf: 1501276 bytes, checksum: d23426c0a4e78db32046920eaf93cd03 (MD5) Previous issue date: 2017-04-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompetências definidas nas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração : suas traduções para os planos de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino da administraçãopt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administraçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Einstein Lemos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568224789896410'pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856597362414298pt_BR
dc.description.resumoOs profissionais que atuam no ensino da Administração convivem com um grande desafio expresso pelas exigências das oito grandes competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação Bacharelado em Administração. Tais competências se espera que sejam alcançadas pelo modo como são apresentadas nos Planos de Ensino (PE) ao contemplarem a teoria e a prática, por meio de conteúdos baseados em ementas, bibliografias e metodologias. O foco principal da pesquisa reside no fato de saber se os alcances ocorrem pelo modo como são apresentadas as traduções nos planejamentos de aula, por meio dos Planos de Ensino (PE), pelos docentes das unidades curriculares. Portanto, neste trabalho as traduções em Derrida são tomadas em movimentos com intuito de analisar como os docentes traduzem o que já está descrito quanto às competências e habilidades esperadas no perfil do egresso, integrantes do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), extraídos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Planos de Ensino (PE). Em tal contexto, surge o problema da pesquisa que faz indagar se, efetivamente, essas traduções, por meio dos Planos de Ensino (PE), conseguem proporcionar uma formação para os egressos que revele as competências previstas nas Diretrizes. O objetivo geral consiste em entender se as competências definidas nas Diretrizes, contempladas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e formuladas nos Planos de Ensino (PE), do componente curricular, podem ser avaliadas e validadas de fato para que, ao final do curso, após quatro anos se alcance a formação profissional do administrador. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente, não sendo possível o entendimento se as traduções são bem sucedidas e, consequentemente, se validam as competências definidas, no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), integrantes do perfil do egresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Management educationpt_BR
dc.subject.keyword2National curricular guidelines of the undergraduate program in administrationpt_BR
dc.subject.keyword2Skillspt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Márcia Helena de Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327430908620854pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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