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Tipo documento: Dissertação
Título: Competências definidas nas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração : suas traduções para os planos de ensino
Autor(es): Arantes, Sandra Stöckli
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Aguiar, Einstein Lemos de
Membro da Banca: Souza, Márcia Helena de Moraes
Resumo : Os profissionais que atuam no ensino da Administração convivem com um grande desafio expresso pelas exigências das oito grandes competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação Bacharelado em Administração. Tais competências se espera que sejam alcançadas pelo modo como são apresentadas nos Planos de Ensino (PE) ao contemplarem a teoria e a prática, por meio de conteúdos baseados em ementas, bibliografias e metodologias. O foco principal da pesquisa reside no fato de saber se os alcances ocorrem pelo modo como são apresentadas as traduções nos planejamentos de aula, por meio dos Planos de Ensino (PE), pelos docentes das unidades curriculares. Portanto, neste trabalho as traduções em Derrida são tomadas em movimentos com intuito de analisar como os docentes traduzem o que já está descrito quanto às competências e habilidades esperadas no perfil do egresso, integrantes do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), extraídos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Planos de Ensino (PE). Em tal contexto, surge o problema da pesquisa que faz indagar se, efetivamente, essas traduções, por meio dos Planos de Ensino (PE), conseguem proporcionar uma formação para os egressos que revele as competências previstas nas Diretrizes. O objetivo geral consiste em entender se as competências definidas nas Diretrizes, contempladas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e formuladas nos Planos de Ensino (PE), do componente curricular, podem ser avaliadas e validadas de fato para que, ao final do curso, após quatro anos se alcance a formação profissional do administrador. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente, não sendo possível o entendimento se as traduções são bem sucedidas e, consequentemente, se validam as competências definidas, no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), integrantes do perfil do egresso.
Resumo em lingua estrangeira: The professionals that work in the teaching of the Administration coexist with a great challenge expressed by the demands of the eight great competences and abilities foreseen in the National Curricular Guidelines (DCN) of the Bachelor's Degree in Administration. These competencies are expected to be achieved by the way they are presented in the Teaching Plans (PE) when contemplating theory and practice, through content based on syllabi, bibliographies and methodologies. The main research focus is the fact of knowing if the scope occurs the manner how the translations are presented in the lesson plans, through the Teaching Plans (PE), by the curricular units Professors. Therefore, in this study the translations in Derrida are taken in movements with the purpose of analyzing how the Professors translate what is already described regarding the skills and abilities expected in the alumnus‟profile, members of the Pedagogical Project of Course (PPC), extracted from the Curricular Guidelines (DCN) for Teaching Plans (PE). In such context, the research problem arises which wonders if, indeed, these translations, through the Education Plans (PE), manage to provide a training for the graduates that reveals the competences foreseen in the Guidelines. The general objective is to understand if the competences defined in the Guidelines, contemplated in the Pedagogical Project of the Course (PPC) and formulated in the Teaching Plans (PE), of the curricular component, can be evaluated and certified in fact so that, at the end of the course, after four years the administrator professional training is reached. The problem defined, in spite of the practice adopted by the course emphasizing competences, was not fully answered, and therefore it is not possible to understand if the evaluations are successful and, consequently, they translations the defined competences, within the scope of the National Curricular Guidelines (DCN), Members of the aluminus profile.
Palavra-chave: Ensino da administração
Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração
Competências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Management education
National curricular guidelines of the undergraduate program in administration
Skills
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ARANTES, Sandra Stöckli. Competências definidas nas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração: suas traduções para os planos de ensino. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3881
Data defesa documento: 20-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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