Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3885
Tipo documento: Dissertação
Título: Sumarização e síntese : uma experiência com estratégias de leitura envolvendo graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia
Autor(es): Santos, Simony Cândida dos
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Simões, Cyntia Graziella Guizelim
Resumo : Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa “Sumarização e síntese: uma experiência com estratégias de leitura envolvendo graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Rondonópolis, e inscrita na linha de pesquisa Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea, cujas discussões se articulam junto ao grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE). Tal investigação objetivou analisar se a aprendizagem e a utilização das estratégias de sumarização e síntese, especificamente, configuram-se como ferramentas que podem auxiliar os graduandos dos cursos Letras e Pedagogia a alcançar melhor desempenho e maior autonomia diante das atividades de leitura. Para tanto, contemplou a participação de estudantes dos referidos cursos em um projeto de Oficinas de Leitura e Produção textual que contabilizou 30 horas. Durante os encontros de estudo, foram abordados os conceitos de estratégias de leitura e, nos exercícios de aprendizagem, foram trabalhadas as estratégias de sumarização e síntese pautadas nas proposições de estudiosas do tema como Harvey e Goudvis (2017) e Girotto e Souza (2010). Além disso, as atividades tiveram como material de apoio obras que compõem o acervo da Biblioteca da UFMT, imagens, gráficos organizadores e textos retirados da internet. Sob o contexto investigativo, o processo de geração e produção de dados foi subsidiado pelas perspectivas da abordagem qualitativa e do estudo de caso. A questão que norteou a pesquisa foi: as estratégias de leitura, especificamente as de síntese e de sumarização, são procedimentos que podem auxiliar graduandos a alcançar melhor desempenho e maior autonomia diante das atividades de leitura? Face ao que foi analisado, percebemos que, embora a maioria dos acadêmicos tenha afirmado praticar a ação de ler semanalmente, parte deles não sabe se tem um bom aproveitamento nas leituras que costuma fazer. Esse aspecto, relacionado à compreensão leitora, está interligado a diversos fatores destacados pelos próprios acadêmicos, dentre eles não ter concentração suficiente para ler, não ter paciência para ler e, ainda, não compreender a maior parte do que lê. Ademais, o resultado da pesquisa mostrou a importância de ser explorada a temática das estratégias de leitura no Ensino Superior, pois, conforme relatado pelos participantes, as oficinas possibilitaram que eles atenuassem dificuldades relacionadas à prática de leitura e proporcionou-lhes um novo comportamento leitor, incentivando-os a ler outros tipos de textos que não apenas os acadêmicos. Nesse sentido, conclui-se que atividades como as oficinas ou outras que estimulem a leitura entre graduandos, a utilização de bibliotecas, a produção escrita, entre outras, pode formar um conjunto de ações que apontem novos caminhos para que esse público leitor, de fato, consiga interagir com diversos tipos de texto de forma crítica e autônoma durante e após a formação universitária.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis presents the results of the research “Summarizing and synthesizing: an experience with reading strategies involving undergraduate students of the Language and Literature and Pedagogy courses, linked to the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), University Campus of Rondonópolis and included in the research line Languages, Culture and Knowledge Construction: historical and contemporary perspectives, whose discussions are articulated to the research group Alphabetization and School Literacy (ALFALE). Such investigation aimed at analyzing if the learning and the use of the strategies of summarizing and synthesizing, specifically, are constituted as tools which can assist the undergraduate students of the Language and Literature and Pedagogy courses to reach better performance and higher autonomy in the reading activities. For this purpose, it was included the participation of the students of the referred courses in a project of reading and writing production workshops which accounted for 30 hours. During the study meetings, concepts of reading strategies were addressed and, on the learning exercises were worked the summarizing and synthesizing strategies guided in the propositions of scholars of the theme such as Harvey and Goudvis (2017) and Girotto and Souza (2010). In addition, the activities had as support material books which form the archive of the UFMT Library, images, organizational graphs, and texts extracted from the internet. Under the investigative context, the process of data generation and production was subsidized by the perspectives of the qualitative approach and of the case study. The question which guided the research was: the reading strategies, specifically the ones of synthesizing and summarizing, are practices which can assist undergraduate students to reach better performance and higher autonomy in the reading activities? In face of what was analyzed, we noticed that, although most of the academics affirmed practicing the act of reading weekly, part of them do not know if they have good engagement in the readings that they are used to doing. This aspect, related to the reading comprehension, is interconnected to many factors highlighted by the academics themselves, among them, not having enough concentration to read, not having patience to read and, in addition, not comprehending the biggest part of what they read. Furthermore, the result of the research showed the importance of the reading strategies theme being explored in Higher Education, since, according to what is reported by the participants, the workshops enabled them to lessen difficulties related to the practice of reading and provided them with a new reader behavior, encouraging them to read other types of texts which are not only academic. In this respect, it is concluded that activities like workshops and others which stimulate reading between undergraduate students, the use of the libraries, the writing production, among others, can form a set of actions which point to new paths so that this reading public, indeed, is able to interact with many types of texts in a critical and autonomous way during and after the university education studies.
Palavra-chave: Ensino superior
Linguagem e educação
Leitura
Estratégias de leitura
Sumarização e síntese
Palavra-chave em lingua estrangeira: Higher education
Language and education
Reading
Reading strategies
Summarizing and synthesizing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SANTOS, Simony Cândida dos. Sumarização e síntese: uma experiência com estratégias de leitura envolvendo graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3885
Data defesa documento: 22-Jul-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Simony Cândida dos Santos.pdf15.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.