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Tipo documento: Dissertação
Título: Professoras iniciantes e os efeitos da pandemia em suas práticas em Mato Grosso
Autor(es): Fernandes, Jucelma Lima Pereira
Orientador(a): Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Ambrosetti, Neusa Banhara
Resumo : O presente trabalho está afiliado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEdu/ICHS/UFMT), situado na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais e vinculado ao grupo de pesquisa InvestigAção. As questões de estudos são: quais são as principais necessidades formativas dos professores iniciantes para exercerem sua prática docente em tempos de pandemia? Os professores iniciantes têm recebido suporte teórico-metodológico para desenvolverem suas práticas pedagógicas neste contexto de educação remota? A pesquisa tem como principal objetivo analisar as necessidades formativas de professores iniciantes, atuantes em instituições públicas municipais de educação básica no município de Rondonópolis/MT, em face dos desafios encontrados por eles ao desenvolverem suas práticas pedagógicas no período de pandemia (Covid-19). Na pesquisa, considera-se professores iniciantes aqueles que têm até cinco anos de magistério. Fundamentada na abordagem qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista reflexiva e a análise documental. As participantes da pesquisa foram três professoras iniciantes e atuantes na rede municipal de educação básica de Rondonópolis/MT. Os resultados revelaram as dificuldades e desafios encontrados pelos professores iniciantes ao usarem a tecnologia nas salas de aulas virtuais. Imprevistos e incertezas estiveram presentes, causando inseguranças e conflitos, por vivenciarem uma situação dual de “choque da realidade”, primeiro, por serem iniciantes e não terem nenhuma prática docente e terem enfrentado situações novas e desafiadoras, e segundo, pela necessidade de associar metodologias de ensino remoto às suas práticas, procedimento este completamente desconhecido na sua formação inicial.
Resumo em lingua estrangeira: The present work is affiliated to the Postgraduate Program in Education of the Institute of Human and Social Sciences of the Federal University of Mato Grosso (PPGEdu/FUMT), located in the research line Teacher Education and Public Educational Policies and linked to the research group Investigation. The study questions center on: what are the main formative needs of beginning teachers to carry out their teaching practice in times of pandemic? Have beginning teachers received theoretical and methodological support to develop their pedagogical practices in this remote education context? The main objective of this research is to analyze the training needs of beginning teachers, working in public institutions of basic education in the city of Rondonopolis/MT, in view of the challenges they face when developing their pedagogical practices in the pandemic period. In the research, we consider as beginner teachers those who have up to five years as teachers. Based on the qualitative approach, the instruments used for data collection were a questionnaire, a reflective interview, and document analysis. The participants of the research were three beginning teachers working in the municipal network of basic education in the city of Rondonopolis/MT. The results revealed the difficulties and challenges encountered by beginning teachers when using technology in virtual classrooms. Unforeseen events and uncertainties were present, causing insecurities, uncertainties and conflicts, as they experienced a dual situation of “reality shock”, first because they are beginners, have no teaching practice and face new and challenging situations, and second, because of the need to associate the distance learning courses to their practices, a procedure completely unknown in their initial training.
Palavra-chave: Professores iniciantes
Necessidades formativas de professores iniciantes
Práticas pedagógicas e pandemia
Ensino remoto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Beginning teachers
Formative needs of beginning teachers
Pedagogical practices and pandemic
Remote taching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: FERNANDES, Jucelma Lima Pereira. Professoras iniciantes e os efeitos da pandemia em suas práticas em Mato Grosso. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3895
Data defesa documento: 28-Abr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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