Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3926
Tipo documento: Dissertação
Título: Cabelo e identidade negra : vozes, narrativas e contribuições para a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Aguiar, Josimeire Ferreira de
Orientador(a): Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Monteiro, Filomena Maria de Arruda
Membro da Banca: Scaramuzza, Genivaldo Frois
Membro da Banca: Santos, Sérgio Pereira dos
Resumo : A pesquisa intitulada – “Cabelo e identidade negra: vozes, narrativas e contribuições para a educação das relações étnico-raciais” integra os estudos realizados pelo NEPRE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais, o estudo tem como objeto as narrativas sobre transição capilar, na qual o principal objetivo foi compreender como a transição capilar (processo no qual os indivíduos deixam de alisar o cabelo) propicia a construção das identidades negras. Neste estudo, interpretamos o cabelo como símbolo identitário, sendo uma dentre outras características utilizadas para demarcar a diferença desse grupo étnico/racial em relação aos demais. Dentre os referenciais teóricos podemos destacar: Brandão (2007), Domingues (2004, 2007), Gomes (2019), Hall (2008, 2006), Munanga (1986), Schucman (2014, 2018), Souza (1983) e Woodward (2000). A pesquisa possibilitou a compreensão de que a transição capilar é um processo longo, no qual o indivíduo passa a aprender a amar seu cabelo, a aprender os cuidados necessários, e aprende também a lidar com as oposições antinegritudes que vê suas forças perderem o impacto na vida daqueles que foram subservientes à branquitude e a sua dominação. Nesse sentido, na pesquisa que realizamos foi possível compreender que a transição capilar propicia a construção das identidades negras à medida que esse fenômeno leva a aceitação e a ressignificação do cabelo crespo/cacheado, outrora rejeitado. O estado de rejeição aponta para os conflitos de identidade que passam pelo corpo e pela autoimagem que são significados no âmbito cultural a partir de representações sociais. Destacamos a relevância desse estudo para o campo da educação, pois este tem a ver com processos de construção de identidades que se faz na alteridade numa relação de ensino e apreensão da constituição do Ser em relações de poder.
Resumo em lingua estrangeira: The research entitled - "Black hair and identity: voices, narratives and contributions to the education of ethnic-racial relations" integrates the studies carried out by NEPRE - Center for Studies and Research on Racial Relations, the study has as its object the narratives on capillary transition, in which the main objective was to understand how the hair transition (the process in which individuals stop straightening their hair) enables the construction of black identities. In this study, we interpret hair as an identity symbol, being one among other characteristics used to demarcate the difference of this ethnic/racial group in relation to the others. Among the theoretical references we can highlight: Brandão (2007), Domingues (2004, 2007), Gomes (2019), Hall (2008, 2006), Munanga (1986), Schucman (2014, 2018), Souza (1983) and Woodward (2000). The research made it possible to understand that the hair transition is a long process, in which the individual starts to learn to love their hair, to learn the necessary care, and also learns to deal with anti-black oppositions that see their strengths lose their impact on the life of those who were subservient to whiteness and its domination. In this sense, in the research we carried out, it was possible to understand that the hair transition provides the construction of black identities as this phenomenon leads to the acceptance and resignification of curly/curly hair, which was once rejected. The state of rejection points to the identity conflicts that pass through the body and the self-image that are culturally meaning based on social representations. We highlight the relevance of this study for the field of education, as it has to do with processes of construction of identities that take place in alterity in a relationship of teaching and apprehension of the constitution of being in power relations.
Palavra-chave: Transição capilar
Identidade
Relações raciais
Educação
Narrativas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Capillary transition
Identity
Race relations
Education
Narratives
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: AGUIAR, Josimeire Ferreira de. Cabelo e identidade negra: vozes, narrativas e contribuições para a educação das relações étnico-raciais. 2021. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3926
Data defesa documento: 31-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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