Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3930
Tipo documento: Dissertação
Título: Sala de apoio à aprendizagem na cultura digital : um olhar para o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento de multiletramentos
Autor(es): Hayashi, Mariana Hanae Nascimento
Orientador(a): Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Membro da Banca: Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Mello, Diene Eire de
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Resumo : Esse estudo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas da UFMT, no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (LêTECE). O objetivo da pesquisa é compreender as proposições para as práticas pedagógicas de professores com o uso de tecnologias nos documentos oficiais de referência à Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA) do município de Cuiabá – MT e a relação destas com o desenvolvimento de multiletramentos da/na cultura digital. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A análise dos documentos foi realizada por meio da triangulação das fontes de dados consultas nos documentos em âmbito nacional, buscando a origem das SAA; indicações metodológicas às práticas pedagógicas; formas de atendimento; recomendações para a utilização de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, e nos documentos do contexto de Cuiabá-MT, além das questões anteriores, buscamos as orientações metodológicas, para o desenvolvimento de multiletramentos com o uso de tecnologias no contexto da cultura digital. Os resultados do estudo, nos trabalhos acadêmicos apontam a ausência de discussões sobre o uso de tecnologias digitais nos processos pedagógicos e de ensino e aprendizagem na SAA, bem como de estudos que contemplem os multiletramentos no contexto dessas salas, e os documentos a nível municipal apontam indicações práticas-metodológicas para a utilização de tecnologias digitais, bem como para o desenvolvimento de multiletramentos na SAA. A partir dos resultados do estudo é possível concluir que há a necessidade de discussão sobre as proposições dos documentos, assim como, a formação de professores com e para o uso de tecnologias digitais com vistas a desenvolver multiletramentos em SAA.
Resumo em lingua estrangeira: This study is linked to the Post-Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), in the research line School Organization, Training and Pedagogical Practices at UFMT, in the research group Laboratory of Studies on Information Technologies and Communication (LêTECE). The objective of the research is to understand the propositions for the pedagogical practices of teachers with the use of technologies in official documents of reference to the Learning Support Room in the municipality of Cuiabá - MT and their relationship with the development of multiliteracies of/in digital culture. The methodology used for the development of the study was the qualitative approach, through bibliographical research and documentary research. The analysis of the documents was carried out through the triangulation of the data sources consulted in the documents at the national level, looking for the origin of the Learning Support Room; methodological indications for pedagogical practices; forms of service; recommendations for the use of digital technologies in pedagogical practices, and in documents from the context of Cuiabá-MT, in addition to the previous questions, we seek methodological guidelines for the development of multiliteracies with the use of technologies in the context of digital culture. The results of the study, in academic works, indicate the absence of discussions on the use of digital technologies in pedagogical and teaching and learning processes in Learning Support Room, as well as studies that address multiliteracies in the context of these rooms, and documents at the municipal level point out practical-methodological indications for the use of digital technologies, as well as for the development of multiliteracies in the Learning Support Room. From the results of the study, it is possible to conclude that there is a need for discussion about the propositions of the documents, as well as the training of teachers with and for the use of digital technologies in order to develop multiliteracies in Learning Support Room.
Palavra-chave: Sala de apoio à aprendizagem
Tecnologias digitais
Cultura digital
Multiletramentos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning support room
Digital technologies
Digital culture
Multiliteracies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: HAYASHI, Mariana Hanae Nascimento. Sala de apoio à aprendizagem na cultura digital: um olhar para o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento de multiletramentos. 2021. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3930
Data defesa documento: 30-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Mariana Hanae Nascimento Hayashi.pdf6.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.