Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Débora Dutra-
dc.date.accessioned2017-06-28T16:44:36Z-
dc.date.available2014-10-23-
dc.date.available2017-06-28T16:44:36Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Débora Dutra. “Sapiando”: produto educacional para o ensino sobre anfibiofauna na modalidade da educação de jovens e adultos. 2014. xii, 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/393-
dc.description.abstractThe young and adult education established across time, as a mean to provide to people that did not had opportunity to start or progress their studies, to return to school to improve and actualize their right to education. Historically, the students of this educational method are workers and often sought literacy. Is required to provide both literacy and a good high school, with specific methodologies and educational practices. In this work it was proposed an educational product grounding in the andragogy principles and in the significantly learning theory . The educational product “Sapiando” was produced to give to the teacher of Biology a theoretical and didactic framework to the instruction about the amphibian fauna, content of the high school curriculum. Furthermore, a historical review and the state of art of Biology teaching research was evaluated. With the qualitative analysis of the results of “Sapiando” application in the classroom, it is possible to infer that the educational product effectively contribute to the significantly learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2017-06-27T16:05:01Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Debora Dutra Pinheiro.pdf: 3947317 bytes, checksum: 0edc41cec3b2b34e95c3eb17e581e4ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-28T16:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Debora Dutra Pinheiro.pdf: 3947317 bytes, checksum: 0edc41cec3b2b34e95c3eb17e581e4ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-28T16:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Debora Dutra Pinheiro.pdf: 3947317 bytes, checksum: 0edc41cec3b2b34e95c3eb17e581e4ff (MD5) Previous issue date: 2014-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Sapiando” : produto educacional para o ensino sobre anfibiofauna na modalidade da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordEnsino de biologiapt_BR
dc.subject.keywordAnfibiofaunapt_BR
dc.contributor.advisor1Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.contributor.referee1Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.contributor.referee2Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8207184447445642pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos configurou-se ao longo do tempo como meio de fornecer as pessoas, que não tiveram oportunidade de iniciar, ou progredir, seus estudos, retornarem a escola para aprimorarem e efetivarem seu direito a educação. Historicamente os alunos desta modalidade educativa são do proletariado e, em sua maioria, buscavam a alfabetização. É mandatório oferecer, não só, aos alunos da educação de jovens e adultos a alfabetização, mas também um ensino médio de qualidade, com as metodologias e práticas educacionais voltadas para a modalidade. O produto educacional “Sapiando” foi elaborado para fornecer ao professor de Biologia arcabouço teórico e didático para o ensino da anfibiofauna, conteúdo referente ao currículo do ensino médio. Além de propor um produto educacional na teoria da aprendizagem significativa, foi realizado neste trabalho um levantamento histórico sobre a modalidade , além dos dados sobre o estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Biologia. Com os resultados obtidos a partir das análises qualitativas dos dados oriundos da aplicação do produto “Sapiando” inferimos que o produto educacional contribui efetivamente para a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Young and adult educationpt_BR
dc.subject.keyword2Biology teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Amphibian faunapt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Marion Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3219438851193034pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Debora Dutra Pinheiro.pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.