Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/393
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | “Sapiando” : produto educacional para o ensino sobre anfibiofauna na modalidade da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Pinheiro, Débora Dutra |
Orientador(a): | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Cunha, Marion Machado |
Resumo : | A Educação de Jovens e Adultos configurou-se ao longo do tempo como meio de fornecer as pessoas, que não tiveram oportunidade de iniciar, ou progredir, seus estudos, retornarem a escola para aprimorarem e efetivarem seu direito a educação. Historicamente os alunos desta modalidade educativa são do proletariado e, em sua maioria, buscavam a alfabetização. É mandatório oferecer, não só, aos alunos da educação de jovens e adultos a alfabetização, mas também um ensino médio de qualidade, com as metodologias e práticas educacionais voltadas para a modalidade. O produto educacional “Sapiando” foi elaborado para fornecer ao professor de Biologia arcabouço teórico e didático para o ensino da anfibiofauna, conteúdo referente ao currículo do ensino médio. Além de propor um produto educacional na teoria da aprendizagem significativa, foi realizado neste trabalho um levantamento histórico sobre a modalidade , além dos dados sobre o estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Biologia. Com os resultados obtidos a partir das análises qualitativas dos dados oriundos da aplicação do produto “Sapiando” inferimos que o produto educacional contribui efetivamente para a aprendizagem significativa. |
Resumo em lingua estrangeira: | The young and adult education established across time, as a mean to provide to people that did not had opportunity to start or progress their studies, to return to school to improve and actualize their right to education. Historically, the students of this educational method are workers and often sought literacy. Is required to provide both literacy and a good high school, with specific methodologies and educational practices. In this work it was proposed an educational product grounding in the andragogy principles and in the significantly learning theory . The educational product “Sapiando” was produced to give to the teacher of Biology a theoretical and didactic framework to the instruction about the amphibian fauna, content of the high school curriculum. Furthermore, a historical review and the state of art of Biology teaching research was evaluated. With the qualitative analysis of the results of “Sapiando” application in the classroom, it is possible to infer that the educational product effectively contribute to the significantly learning. |
Palavra-chave: | Educação de jovens e adultos Ensino de biologia Anfibiofauna |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Young and adult education Biology teaching Amphibian fauna |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | PINHEIRO, Débora Dutra. “Sapiando”: produto educacional para o ensino sobre anfibiofauna na modalidade da educação de jovens e adultos. 2014. xii, 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/393 |
Data defesa documento: | 29-Set-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Debora Dutra Pinheiro.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.