Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3948
Tipo documento: Dissertação
Título: Os sentidos da constituição leitora nas narrativas de alfabetizadoras-diamantes : da escav(ação), lapid(ação) à (trans)formação
Autor(es): Rocha, Rosirene Bento da
Orientador(a): Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Coorientador: Coenga, Rosemar Eurico
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Coenga, Rosemar Eurico
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Resumo : Com o objetivo de compreender a constituição leitora de professoras alfabetizadoras, apresentam-se, neste texto, resultados obtidos com essa pesquisa de mestrado, vinculada à linha “Culturas escolares e linguagens” (PPGE/UFMT) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa “Linguagem oral, leitura e escrita na Infância” (GEPLOLEI/UFMT). Objetiva-se, ainda, conhecer a condição de produção e a constituição leitora das Alfabetizadoras; Identificar a história de leitura das alfabetizadoras de uma escola em Diamantino-MT; compreender, por meio das narrativas das professoras, os múltiplos sentidos em que as leituras são produzidas e como eles atribuem sentido aos textos lidos; resgatar as memórias e ressignificar a constituição da produção leitora das professoras Alfabetizadoras mediante as oficinas literárias os Ateliês formativos; e contribuir colaborativamente, por meio dos ateliês formativos, para a ressignificação das memórias de leitura e a constituição alfabetizadora. Foca-se na problemática sobre as narrativas de leituras e sobre as condições de constituição do sujeito leitor. Busca-se compreender o que move as professoras, convidadas para a pesquisa, nessa produção, as condições e as formações discursivas e imaginárias nas quais elas se inscrevem e as competências interpretativas de cada sujeito-leitor. Foram analisadas as possibilidades discursivas por meio das narrativas de formação das professoras alfabetizadoras de uma Escola Municipal, em Diamantino – MT, a partir de uma perspectiva discursiva, ancorando-se na metodologia de pesquisa colaborativa. Apresentam-se os resultados da revisão de bibliografia especializada sobre a temática e se destaca, entre outros: Kleiman (2002, 2005), Smolka (1997); Geraldi (1996); (Magnani ou) Mortatti (2018); Kramer(2010); Girotto (2018); Orlandi (1995); Nóvoa (1992); PCNs; BNCC; Neira (2007); Soares (2006); Geraldi (1998); Halbwhachs (1990). Os dados foram coletados por meio de participação em seis encontros, denominados de: Ateliê I: No caminho deixa que eu te conto; Ateliê II: Dos lambaris que éramos às Marias Antônias que habitam em nós; Ateliê III: Formação imaginária e discursiva na produção da leitura; Ateliê IV: Escavando memórias e lapidando mulheres- diamantes; Ateliê V: Conte outra vez- memórias dos nossos encontros: Eu vou escrever para esquecer. Ateliês propostos para o inventivo à busca de memória de leituras, expostas em narrativas e, após as análises destas, pode-se concluir que a constituição da leitura na infância ampara a formação leitora do indivíduo e que a memória de leitura orienta o leitor e o constrói como ser humano. Também, que há necessidade de investigações mais aprofundadas sobre essa temática no estado de Mato Grosso. Assim trabalha-se com as memórias constitutivas de sentidos para as alfabetizadoras por meio de suas narrativas lapidadas em Diamantino-MT. Assim como os diamantes, as narrativas dessas mulheres/mães/professoras mostram características (formas, marcas, brilhos) singulares em suas constituições como leitoras desde a infância/juventude, com experiências/vivências em suas casas e na escola. Nesse processo (espaços e tempos singulares, ora individuais, ora coletivos) de escavação das memórias (visão crítica do passado) e polimento de suas próprias histórias (reinvenções e reescrituras das vivências do passado), constatamos a possibilidade de outros ou novos sentidos e a (res)significação dessas histórias e este (re)pensar o próprio passado de forma consciente.
Resumo em lingua estrangeira: In order to understand the reading constitution of female literacy teachers, this text presents the results obtained with this master's research, linked to the line "School Cultures and Languages" (PPGE/UFMT) and the Study and Research Group "Oral Language, Reading and Writing in Childhood" (GEPLOLEI/UFMT). It also aims to know the condition of production and the reading constitution of the literacy teachers; Identify the history of reading of the literacy teachers of a school in Diamantino-MT; understand, through the narratives of the teachers, the multiple meanings in which the readings are produced and how they attribute meaning to the texts read; To rescue the memories and give new meaning to the constitution of the reading production of literacy teachers through literary workshops and formative workshops; and to contribute collaboratively, through the formative workshops, to the re-signification of the memories of reading and the literacy formation. The focus is on the problem of reading narratives and on the conditions of the constitution of the reading subject. It seeks to understand what moves the teachers, invited to the research, in this production, the conditions and the discursive and imaginary formations in which they inscribe themselves, and the interpretative competencies of each subject-reader. The discursive possibilities were analyzed through the narratives of training of the literacy teachers of a Municipal School in Diamantino - MT, from a discursive perspective, anchored in the collaborative research methodology. The results of the review of specialized bibliography on the theme are presented and we highlight, among others: Kleiman (2002, 2005), Smolka (1997); Geraldi (1996); (Magnani or) Mortatti (2018); Kramer (2010); Girotto (2018); Orlandi (1995); Nóvoa (1992); PCNs; BNCC; Neira (2007); Soares (2006); Geraldi (1998); Halbwhachs (1990). Data were collected through participation in six meetings, called: Workshop I: On the way let me tell you; Workshop II: From the lambaris that we were to the Marias Antonias that dwell in us; Workshop III: Imaginary and discursive formation in the production of reading; Workshop IV: Excavating memories and lapidating women- diamonds; Workshop V: Tell again- memories of our encounters: I will write to forget. After analyzing these narratives, it can be concluded that the constitution of reading in childhood supports the reading formation of the individual and that the memory of reading guides the reader and builds him/her as a human being. Also, that there is a need for further research on this theme in the state of Mato Grosso. Thus, we work with the memories that constitute meanings for the literacy teachers through their polished narratives in DiamantinoMT. Just like diamonds, the narratives of these women/mothers/teachers show singular characteristics (shapes, marks, sparkles) in their constitutions as readers since childhood/youth, with experiences/life in their homes and at school. In this process (singular spaces and times, sometimes individual, sometimes collective) of excavation of memories (critical view of the past) and polishing of their own stories (reinventions and rewritings of the experiences of the past), we verified the possibility of other or new meanings and the (re)signification of these stories and this (re)thinking of the past itself in a conscious way.
Palavra-chave: Memória de alfabetizadoras
Constituição de leitura
Perspectiva discursiva da alfabetização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Memory of literacy teachers
Reading constitution
Discursive perspective of literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ROCHA, Rosirene Bento da. Os sentidos da constituição leitora nas narrativas de alfabetizadoras-diamantes: da escav(ação), lapid(ação) à (trans)formação. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3948
Data defesa documento: 20-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Rosirene Bento da Rocha.pdf1.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.