Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3951
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino aprendizagem dos números inteiros no ensino fundamental : um olhar sobre as teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2009 a 2019
Autor(es): Cavalcante, Zillene Souza
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Resumo : Este é um trabalho de pesquisa intitulado Ensino Aprendizagem dos Números Inteiros no Ensino Fundamental: Um Olhar Sobre as Teses e Dissertações produzidas no Brasil entre os Anos de 2009 à 2019. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Linha de Pesquisa de Pesquisa em Educação e Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Matemática-campus Cuiabá. Teve como Objetivo Geral apresentar um panorama das pesquisas de mestrado e doutorado sobre o ensino aprendizagem dos números inteiros entre os anos de 2009 a 2019. A fundamentação teórica está centrada sobretudo em autores como Freire (2013); Miguel e Miorim (2018); Silva (2009); D`Ambrosio (1998); Bicudo (2005); Libâneo (2001); Tardif (2002), entre outros. Está também fundamentada em Fiorentini (1995), apresentando uma reflexão sobre as principais tendências pedagógicas que historicamente foram/estão sendo produzidas no Brasil. Como Metodologia este trabalho optou por uma abordagem qualitativa, do tipo Estado da arte, e apresenta a análise de 32 dissertações de mestrado, e 2 teses de doutorado. Dentre os resultados encontrados, podemos observar que o maior número dos estudos se refere ao uso de materiais concretos e manipuláveis/jogos/resolução de problemas/sequências didáticas e outras atividades, abrangendo 25 trabalhos; e a categoria com menor número de pesquisa é sobre a Formação de professores com apenas 1 (um) estudo. A maioria das pesquisas foram realizadas em Instituições Públicas de Ensino – 82% e 18% em Instituições Privadas; outro dado importante é com relação ao nível de mestrado: 56% são estudos de Mestrado Profissional, e 44% de Mestrado Acadêmico. A análise está dividida em cinco categorias baseadas em Bardin (2011), sendo: Análise do livro didático; Uso das tecnologias, Materiais concretos, Jogos, Resolução de Problemas, Sequências Didáticas e outras atividades; Uso da História da Matemática; Formação de Professores e Dificuldades e obstáculos relacionados ao ensino aprendizagem dos números inteiros. Concernente às lacunas e desafios, destacamos a necessidade de trabalhos que tenham como foco a formação de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental, e também trabalhos voltados para o Ensino médio e Educação de jovens e adultos, e ainda estudos que possam replicar pesquisas de sucesso já realizadas, principalmente aquelas que se utilizam de jogos, recursos tecnológicos, resolução de problemas, e também o uso da História da Matemática.
Resumo em lingua estrangeira: This is a research work entitled Teaching and Learning Whole Numbers in Elementary School: A Look at the Theses and Dissertations produced in Brazil between the years 2009 to 2019. This research is connected to the Postgraduate Program in Education, from the Research Line of Research in Education and Science and Mathematics Education of the Postgraduate Program in Education, Master’s in Education at the Federal University of Mato Grosso, in Cuiaba. The general objective of this investigation is to present an overview of Master’s and Doctoral researches about the teaching and learning process of whole numbers between the years 2009 to 2019. The theoretical foundation is mainly centered on authors such as Freire (2013); Miguel and Miorim (2018); Silva (2009); D'Ambrosio (1998); Weevil (2005); Libâneo (2001); Tardif (2002), among others. It is also based on Fiorentini (1995), presenting a reflection on the main pedagogical trends that historically were/are being produced in Brazil. As a methodology, this research opted for a qualitative approach, a state-of-the-art type, and presents the analysis of 32 master's dissertations and 2 doctoral theses. Among the results, we can observe that the largest number of studies refers to the use of concrete and manipulable materials, games/problem solving/didactic sequences, and other activities, reaching 25 works; and the category with the lowest number of research is on Teacher Education with only 1 (one) study. Most of the surveys were carried out in Public Education Institutions – 82% and 18% in Private Institutions; another important data is in concern to the master's level: 56% are Professional Master's studies, and 44% are Academic Master's. The analysis is divided into five categories based on Bardin (2011): Textbook analysis; Use of Technologies, Concrete Materials, Games, Problem Solving, Didactic Sequences, and other activities; Use of History of Mathematics; Teacher Training and Difficulties and obstacles related to the teaching and learning process of whole numbers. About the challenges and questions, the importance of making researches that focus on the training of teachers who teach mathematics in elementary school is highlighted, as well as researches aimed at high school and education for young people and adults and also studies that can replicate successful researches already carried out, mainly those that use games, technological resources, problem-solving, and the use of the History of Mathematics.
Palavra-chave: Números inteiros
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Educação matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Whole numbers
Teaching-learning
Elementary school
Mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CAVALCANTE, Zillene Souza. Ensino aprendizagem dos números inteiros no ensino fundamental: um olhar sobre as teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2009 a 2019. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3951
Data defesa documento: 29-Apr-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Zillene Souza Cavalcante.pdf1.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.