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http://ri.ufmt.br/handle/1/3960
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | De filhas e filhos da mãe e filhas e filhos do estado : a educação social no contexto do acolhimento |
Autor(es): | Santos, Francisca Ferreira dos |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Campos, Maria das Graças |
Membro da Banca: | Castilho, Suely Dulce de |
Resumo : | A dissertação tem como tema o Acolhimento Institucional, visto a partir da percepção das/os acolhidas/os, considerando os processos pedagógicos que se fazem na dinâmica da relação estabelecida dentro da Instituição. É uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico de acordo com Merleau-Ponty em diálogo com pressupostos teóricos da Educação Popular em Freire e da Educação Social, conforme Pedrinho Guareschi. A partir de estudo bibliográfico, documental e de entrevistas semiestruturadas compreensiva, conforme Zago. Merleau-Ponty e Paulo Freire como centralidades metodológicas e interpretativas. Compreende-se a partir da percepção de quatro (04) jovens egressas/os do acolhimento, aos 18 anos de idade como, e se, o serviço oferecido pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes- SAICA “Nosso Lar” propicia as condições necessárias para a garantia dos direitos infanto- juvenis levando em conta o tempo de permanência no serviço com vistas à construção da autonomia. O lócus de mapeamento das/os jovens participantes da pesquisa é o SAICA “Nosso Lar”, instituição localizada no município de Sorriso/MT. As respostas das/os jovens trazem à tona um conjunto de dimensões fragilizadas que precisam ser enfrentadas, desveladas e reconstruídas: (in)compreensão da Política Pública do Acolhimento por agentes políticos; limites para construção individual-coletiva da autonomia frente ritmo de rotatividade e dificuldade de algumas cuidadoras que possuem outro entendimento do processo educativo; limites no alinhamento de ações estratégicas em conjunto com demais políticas de cunho social; regras que já não dão conta da realidade; falta de comunicação entre pares; processo pedagógico fragmentado; fortalecimento/ampliação de mediações educativas com as famílias em interface com acolhidas/os; ampliação da capacitação para o trabalho que deveria favorecer um coletivo formado por agentes políticos, profissionais técnicos, cuidadoras e demais pessoal. |
Resumo em lingua estrangeira: | The theme of this research is the Institutional Sheltering, seen from the perception of the participants of this study, considering the pedagogical processes that take place in the dynamics of the relationship established within the Institution. The study is based on a qualitative research of phenomenological nature according to Merleau-Ponty in dialogue with theoretical assumptions of Popular Education in Freire and Social Education, according to Pedrinho Guareschi. From bibliographic and documentary study, and also comprehensive semi- structured interviews, based on Zago. Merleau-Ponty and Paulo Freire as methodological and interpretative centralities. It is understood from the perception of four (04) young graduates of the Institutional Sheltering Program, at 18 years of age how, and if, the service offered by the Institutional Sheltering Service for Children and Adolescents-SAICA “Nosso Lar” provides the conditions necessary to guarantee children's and youth's rights considering the length of stay in the service with the purpose of building autonomy. The locus for mapping the young people participating in the research is the SAICA “Nosso Lar”, an institution located in the city of Sorriso/MT. The young people's responses bring to light a set of fragile dimensions that need to be faced, unveiled and reconstructed: (in) understanding of the Public Sheltering Policy by political agents; limits for individual-collective construction of autonomy in view of the rate of rotation and difficulty of some caregivers who have a different understanding of the educational process; limits in the alignment of strategic actions in conjunction with other social policies; rules that no longer account for reality; lack of communication between peers; fragmented pedagogical process; strengthening/expansion of educational mediations with families in interface with the people from “Nossa Lar”; expansion of training for work that should favor a group formed by political agents, technical professionals, caregivers and other professionals. |
Palavra-chave: | Acolhimento institucional Criança e adolescente Educação popular Autonomia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Institutional sheltering Child and adolescent Popular education Autonomy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SANTOS, Francisca Ferreira dos. De filhas e filhos da mãe e filhas e filhos do estado: a educação social no contexto do acolhimento. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3960 |
Data defesa documento: | 5-Feb-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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