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http://ri.ufmt.br/handle/1/3968
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Antagonismos da educação escolar de pessoas em situação de rua |
Autor(es): | Rozeno, Valdir |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Rondon Filho, Edson Benedito |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Campos, Maria das Graças |
Resumo : | Este trabalho procura compreender a problemática e o contexto atinentes às pessoas em situação de rua refletindo, especificamente, a exclusão escolar que provoca a margem e o alijamento, frente aos padrões sociais vigentes. A pesquisa traz ainda, uma reflexão, a partir de uma investigação realizada com algumas pessoas que estão em situação de rua nas proximidades do Terminal Rodoviário “Engenheiro Cássio Veiga de Sá” em Cuiabá/MT. Outra questão fundamental foi verificar as dificuldades enfrentadas pelos moradores de rua para concluírem seus estudos, a partir das possibilidades existentes e legais referentes às políticas públicas. A fundamentação literária concentrou-se, principalmente, no que se refere às possibilidades e às dificuldades, quais foram os principais enfoques e pressupostos. O trabalho articula a fenomenologia dialogando, principalmente, com Maurice Merleau-Ponty e Paulo Freire, visto que, os vulneráveis muitas vezes ficam às margens, por não conseguirem cumprir as normas e alcançar um padrão social imposto e por não ter acesso aos bens e possibilidades inerentes ao capitalismo. Nesta dimensão, tornam-se invisíveis já que foram alijados da família, da sociedade e as instituições negam inseri-los como sujeitos das Políticas Públicas. Um paralelo foi formado, a partir de análise acerca das falas dos entrevistados e as propostas contidas na Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua de 2008. O estudo de caso faz referência à oferta da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que é destinada a jovens e adultos impossibilitados de darem continuidade nos estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. Usou-se como princípios metodológicos a dialogicidade e entrevistas diretas com participantes da pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram: observação participante na forma de vida dos elementos da pesquisa, anotações em campo e entrevistas. A análise dos dados foi elaborada, a partir dos diálogos diários com os participantes da pesquisa, o que possibilitou a construção de um quadro a formar um paralelo entre dificuldades e possibilidades para a busca do conhecimento das pessoas em situação de rua. Na abordagem com os participantes da pesquisa, o relato de todos eles é contundente e demonstra que há muitos obstáculos que impedem que eles encontrem motivação para o estudo. É nítida a certeza de que eles, também, proporcionam a distância iminente entre eles e a educação. Eles afirmam que não são aceitos na escola por não terem condições de locomoção, nem para adquirirem material didático e uniforme escolar. Alegam que não possuem nenhuma documentação que possibilite a entrada para a escola e que a dependência química também é um fator que colabora muito para que eles não tenham nenhuma vontade de frequentar a escola. Eles são unânimes em dizer que as políticas públicas destinadas às pessoas que vivem em situação de rua, não são implementadas como deveriam e que nunca chegam até eles. Segundo eles, as pessoas que trabalham com o serviço público de assistência social da Capital, não estão preparadas para lidar com as pessoas que moram nas ruas, principalmente da área da educação escolar como prerrogativa legal. Embora haja iniciativas pontuais percebe-se a falta de preparação e incapacidade nos desempenhos favoráveis frente às necessidades da população de rua. Infelizmente, os moradores de rua acabam considerados como excluídos do padrão social e, isso, provoca, em todos eles, o desinteresse em procurar ajuda ou alternativa para a mudança de vida a qual todos estão, plenamente, necessitados. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work seeks to understand the problem and context related to homeless people. Specifically reflecting school exclusion which causes the social marginalization and the displacement, given the current social standards. The research also brings a reflection, based on an investigation carried out with some homeless people, who live on the streets near the "Engenheiro Cássio Veiga de Sá", a bus Terminal Station in Cuiabá/MT/Brazil. Another fundamental issue was to validate the difficulties faced by that specific group of people, to complete their baseline school education, due to the existing and legal possibilities regarding public policies. The literary foundation was concentrated, mainly, concerning possibilities and difficulties, which were the main approaches and assumptions. The work articulates phenomenology dialoguing, mainly, with Maurice Merleau-Ponty and Paulo Freire, since the vulnerable are often on the edge of failing to achieve the benchmarker for an imposed social standard and also for not being able to have access to materials assets and all the possibilities inherent in capitalism. In this aspect, they become invisible to society since they have been removed from family, society, and institutions which denies inserting them as individuals of Public Policies. A parallel was formed, based on an analysis of the interviewees' statements and the proposals contained in the 2008 National Policy for Social Inclusion of the Homeless Population. The case report refers to the offer of the Youth and Adult Education teaching modality - EJA, which is aimed for young people and adults who were unable to continue their studies and for those who did not have access to Elementary and/or High School Education at the appropriate age. Dialogic and direct interviews with the research participants were used as methodological principles. The methodological procedures adopted were: participative observation in the way of life of the research elements, notes in the field, and interviews. The analysis of the data was elaborated, based on the daily dialogues with the research participants, which allowed the construction of a framework to form a parallel between difficulties and possibilities on the search for the education of homeless people on the street. In the approach with the research participants, the report was unanimous in striking and demonstrates that many obstacles prevent them from finding motivation for the study. There is a clear certainty that they also provide the imminent distance between them and education. They state that they are not accepted at school because they have no mobility conditions, nor to acquire didactic material neither school uniform. They claim that they do not have any documentation that allows them to enter school and that chemical dependency is also a factor that contributes a lot so that they have no desire to attend school. They are unanimous in saying that public policies aimed at people living on the streets are not implemented as they should and that they never reach them. According to them, the people who work with the capital's public social assistance service are not prepared to deal with the people who live on the streets, especially in the area of school education as a legal prerogative. Although there are specific initiatives, there is a lack of preparation and inability to perform favorably in the face of the needs of the street population. Unfortunately, homeless people end up being considered excluded from the social standard and this causes, in all of them, a lack of interest in seeking help or an alternative for the life change that everyone is in complete need. |
Palavra-chave: | Pessoas em situação de rua Padrão social Políticas públicas Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Homeless people Social standard Public policy Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ROZENO, Valdir. Antagonismos da educação escolar de pessoas em situação de rua. 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3968 |
Data defesa documento: | 1-Jun-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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