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Tipo documento: Tese
Título: A educação física no Instituto Madre Marta Cerutti de Barra do Garças, MT : 1971 - 1985
Autor(es): Assis, Rodrigo Amancio de
Orientador(a): Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Goellner, Silvana Vilodre
Membro da Banca: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
Resumo : As escolas confessionais estão presentes em grande parte do território brasileiro, formando pessoas nos diferentes níveis de ensino, difundindo seus ensinamentos, práticas e valores. No Estado de Mato Grosso, dentre as escolas de confissão religiosa mais conhecidas está a Salesiana, que se espalhou da capital aos municípios do interior, como a cidade de Barra do Garças, local onde ocorreu esta pesquisa. Assim, surgiu o seguinte questionamento: como ocorreu o processo de escolarização da disciplina de Educação Física no Instituto Madre Marta Cerutti no município de Barra do Garças entre os anos de 1971 e 1985? Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo de escolarização da disciplina de Educação Física no Instituto Madre Marta Cerutti na cidade de Barra do Garças/MT entre os anos de 1971 e 1985. Especificamente, busca-se: identificar a existência de alterações legais (Leis 5.692/71, 6.251/75 e o Decreto 69450/71) no que se refere a disciplina de Educação Física no Instituto Madre Marta Cerutti; verificar a existência da proposta curricular de Educação Física no Instituto Madre Marta Cerutti; identificar as práticas corporais abordadas pelos professores na disciplina de Educação Física; identificar o tratamento conferido aos corpos e vestuários dos alunos nos diversos espaços da escola e no momento de exercício das práticas corporais. Esta pesquisa tem como subsídio teórico-metodológico a história cultural, de abordagem qualitativa, cujas fontes primárias de consulta foram os arquivos do Instituto Madre Marta Cerutti (atas de reuniões, reportagens, fotografias, vídeos, livros, periódicos, dentre outras formas de registro). Também foi utilizada a metodologia da história oral, permitindo que fossem ouvidos gestores e ex-gestores, professores, ex-professores e ex-alunos da escola no período supracitado. Foram entrevistados: 2 professores, 20 egressos e uma ex-funcionária. Os resultados mostram que o Instituto Madre Marta Cerutti, escola privada, confessional, mantido e administrado pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, ao longo do recorte estudado ofereceu ensino da pré-escola ao 2o grau. Em todas as estruturas curriculares consultadas identificou-se a oferta da disciplina de Educação Física, entretanto, as análises mostraram que as representações acerca da disciplina apontaram para a presença dominante de práticas corporais esportivas que visavam o desenvolvimento da técnica e da aptidão física, algo muito comum na época. Figuram no imaginário dos egressos que algumas modalidades estavam mais destinadas aos homens e outras para as mulheres. Identificou-se que, especificamente, a Lei 6.251/75 não produziu mudanças perceptíveis aos olhos dos docentes investigados. Ressalta-se que esta tese foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas Escolares e Linguagens e está inserida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas – GEEFE.
Resumo em lingua estrangeira: The confessional schools are present in a great part of the Brazilian territory, graduating people in different levels of education, disseminating its teaching, practices and values. In the state of Mato Grosso, among the best-known religious confessional schools there is the Salesian, which spread from the capital to the countryside cities, such as Barra do Garças, where this research took place. Therefore, the following question emerged: how did the process of schooling of Physical Education discipline occurred in the Madre Marta Cerutti Institute in the city of Barra do Garças between the years of 1971 and 1985? In this regard, the general aim of this research is to investigate the schooling process of the Physical Education discipline in the Madre Marta Cerutti Institute in the city of Barra do Garças/MT between the years 1971 and 1985. Specifically, it searches: to identify the existence of legal alterations (Laws 5.692/71, 6.251/75 and the Decree 69450/71) in which it refers to the Physical Education in the Madre Marta Cerutti Institute; to verify the existence of the curricular proposal of Physical Education in the Madre Marta Cerutti Institute; to identify the corporal practices used by the teachers in the Physical Education classes; to identify the treatment given to the bodies and clothing of the students in the several spaces of the school and during the exercises of corporal practices. This research has as theoretical-methodological support the cultural history, the qualitative approach, which the primary sources of consultation were the files of the Madre Marta Cerutti Institute (meeting proceedings, news report, photographs, videos, books, periodic, among other forms of record). It was also used the oral history methodology, allowing managers and former managers, teachers, former teachers and students to be heard in the aforementioned period. Two teachers, 20 egresses and one former employee were heard. The results show that the Madre Marta Cerutti Institute, private, confessional school, maintained and administered by the Filhas de Maria Auxiliadora Institute, throughout the study offered pre-school to high school education. In all of the curricular structures consulted it was identified the offer of the Physical Education classes, however, the analysis showed that the representations about the subject pointed to the dominant presence of corporal sportive practices which aimed the development of the technique and the physical aptitude, that was very common in the time. It appears in the imagination of the egresses that some modalities were more destined to men and other to women. It was identified that, specifically, the Law 6.251/75 did not produce perceptible changes to the eyes of the investigated teachers. We highlight that this thesis was developed in the Research line School Cultures and Languages and it is inserted in the Study and Research Group in School Physical Education and Pedagogical Practices (hereby GEEFE).
Palavra-chave: Educação física
Escolas confessionais
Práticas corporais
História
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Confessional schools
Corporal practices
History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ASSIS, Rodrigo Amancio de. A educação física no Instituto Madre Marta Cerutti de Barra do Garças, MT: 1971 – 1985. 2020. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3991
Data defesa documento: 14-Feb-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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