Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4069
Tipo documento: Dissertação
Título: “Comenta aí! Deixa seu like!” : considerações em torno do ethos discursivo no contexto de uma “medicina estética instagramável"
Autor(es): Budoia, Bruna Passanezi
Orientador(a): Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha
Membro da Banca: Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha
Membro da Banca: Vesz, Fernando Zolin
Membro da Banca: Salgado, Luciana Salazar
Resumo : Esta pesquisa é dedicada ao estudo do ethos (MAINGUENEAU, 2008) que emerge das postagens de perfis de médicos especialistas em cirurgia plástica e dermatologia no Instagram. Assumimos aqui o objeto técnico perfil médico no Instagram como um mídium (DEBRAY, 2000), isto é, um vetor de sensibilidade carregado de crenças e valores acerca da aparência que aponta para uma matriz de sociabilidade, a medicina estética instagramável, pois se trata de um dispositivo digital utilizado por muitos profissionais da área da saúde estética para divulgar a beleza como um produto de consumo desejável. A conduta aética de alguns especialistas no universo digital, sobretudo nas chamadas redes sociais, tem suscitado debates dentro das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica e Dermatologia quanto a essa nova forma de publicidade médica. Nosso corpus, composto ao longo do período compreendido entre julho de 2019 e outubro de 2020, reúne 200 postagens efetuadas nos feeds de 40 perfis de médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos brasileiros. Tomando por base os fundamentos teóricos da análise do discurso de linha francesa, mais precisamente o conceito de ethos (MAINGUENEAU, 2008; 2008c; 2018a; 2018b; 2020), identificamos nas cenografias dos perfis médicos analisados o traço semântico fundamental típico do mundo ético do universo digital, o dos influenciadores digitais: o narcisismo. Para analisar essa característica, mobilizamos a noção de extimidade (PAVEAU, 2017), que contribuiu para a compreensão do próprio mídium aqui estudado em sua relação com a produção do ethos narcísico que emerge dele.
Resumo em lingua estrangeira: This research focuses on the ethos (MAINGUENEAU, 2008) that emerges from posts published on Instagram accounts owned by dermatologists and plastic surgeons. We consider the medical profile on Instagram, which is a technical object, as a midium (DEBRAY, 2000), that is, a vector and value filled with beliefs and ideas regarding physical appearance that aims at a formative matrix, the instagrammable aesthetic medicine, for the reason that we find the medical profile on Instagram as a digital device many specialists in the field of aesthetic health medicine use to advertise beauty as a desirable product to be consumed. The unethical behavior of some specialists in the digital world, mainly on the so-called social networks, have raised concerns within the Brazilian Society of Plastic Surgery as well as the Brazilian Society of Dermatology in regard to this new way of medical advertising. The corpus assembled for this study, which was gathered from July 2019 to October 2020, is composed of 200 posts published on the feeds of 40 accounts owned by Brazilian plastic surgeons and dermatologists. Within the theoretical methodological framework of Discourse Analysis (DA), we mobilized the concept of ethos (MAINGUENEAU, 2008; 2008c; 2018a; 2018b; 2020) and identified in the scenographies from the medical Instagram profiles the crucial semantic feature typical of the ethical world of the digital world, the world of the digital influencers: narcissism. To analyze this feature, we mobilized the notion of extimacy (PAVEAU, 2017), which contributed to the understanding of the midium itself in relation to the production of a narcissistic ethos that emerged from it.
Palavra-chave: Ethos
Mídium
Perfil médico no instagram
Narcisismo
Extimidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ethos
Midium
Medical profile on instagram
Narcissism
Extimacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: BUDOIA, Bruna Passanezi. “Comenta aí! Deixa seu like!”: considerações em torno do ethos discursivo no contexto de uma “medicina estética instagramável”. 2021. 174 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4069
Data defesa documento: 30-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Bruna Passanezi Budoia.pdf8.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.