Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4082
Tipo documento: | Tese |
Título: | Paisagens culturais e imaginário de triunfo : recursos simbólicos no sertão de Pernambuco |
Autor(es): | Santos, Vera Lúcia Xavier dos |
Orientador(a): | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Sardinha, Antonio Carlos |
Membro da Banca: | Santos, Hélia Vannucchi de Almeida |
Membro da Banca: | Rodrigues, Francisco Xavier Freire |
Membro da Banca: | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Lucena Filho, Severino Alves de |
Resumo : | Esta pesquisa parte do argumento que é igualmente necessário ponderar sobre as pequenas cidades, localizadas hierarquicamente em posições subalternas na rede urbana, mas que constituem nós desta rede e que também são afetadas pelos processos de globalização, ainda que com desigual alcance e diferentes formas e meios, comparando-se às grandes cidades. O trabalho, de caráter interdisciplinar, busca compreender que equipamentos urbanos constituem a paisagem cultural de um município pequeno como Triunfo, no âmbito da rede urbana estadual de Pernambuco, considerando esta inserção no processo de globalização e as distinções regionais produzidas pela modernização capitalista. A questão que se apresenta, entre geografia cultural e antropologia do imaginário, é como as paisagens culturais atuam na constituição imaginária do município e como estas paisagens apresentam-se virtualmente como recursos que potencializam uma imagem do município na rede urbana de Pernambuco. Triunfo possui aproximadamente 15.221 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2017) e está localizado a cerca de 400 km da capital Recife. Com uma abordagem nos estudos do imaginário, especialmente enfatizando o imaginário das águas e o imaginário das alturas, como singularidades, consideramos que estes dois recortes podem atuar de forma a potencializar as paisagens em seu potencial simbólico e socioeconômico no caso deste município no sertão pernambucano. Seguimos uma abordagem qualitativa na qual se desenvolve uma investida interdisciplinar e a partir dessa abordagem ampla se extrai um modelo de pesquisa em comunicação como cultura, em que a comunicação se define tanto pela manutenção quanto pelas transformações da realidade social, buscando diálogo com as ciências sociais e humanas, especificamente com a geografia. Utilizamos a pesquisa de campo e sistematização de registro fotográfico como técnica de produção de informações. Desenvolvemos uma análise interpretativa das paisagens culturais e imaginários, produzidos, inclusive, através de fotografias, de modo a singularizar e potencializar uma imagem do município na rede urbana estadual. A partir da contextualização em Triunfo, vimos que as estratégias que visam singularizar dentro de um contexto de modernização genérica, ilustram as faces do capitalismo artista ou capitalismo estético dos padrões de desenvolvimento industrial, financeiro e tecnológico. Constatamos, também, que uma cidade pequena, sem as mesmas condições e dimensões da cidade grande, transforma suas memórias e imaginários em singularidades, apazigua e atualiza os conflitos históricos, transformando-os em recursos simbólicos. A partir dos exemplos pesquisados destacamos que a cultura se situa na contemporaneidade como um recurso, um aditivo para a sobrevivência e, talvez, um modo de desenvolvimento econômico das cidades. A cultura como recurso é potência simbólica que se reflete no campo da economia. Esta tese desenvolve-se na Linha de Pesquisa em Comunicação e Mediações Culturais do Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO-FCA-UFMT), em Cuiabá, Mato Grosso. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research starts from the argument that it is also necessary to consider small cities, located hierarchically in subordinate positions in the urban network, but that constitute nodes of this network and that are also affected by the processes of globalization, although with unequal reach and different forms and means, compared to big cities. The work, of an interdisciplinary character, seeks to understand that urban equipment constitutes the cultural landscape of a small municipality like Triunfo, within the scope of the Pernambuco state urban network, considering this insertion in the globalization process and the regional distinctions produced by capitalist modernization. The question that arises, between cultural geography and anthropology of the imaginary, is how cultural landscapes act in the imaginary constitution of the municipality and how these landscapes present themselves virtually as resources that enhance an image of the municipality in the urban network of Pernambuco. Triunfo has approximately 15,221 inhabitants, according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2017) and is located about 400 km from the capital Recife. With an approach in the studies of the imaginary, especially emphasizing the imaginary of the waters and the imaginary of heights, as singularities, we consider that these two cuts can act in order to potentiate the landscapes in their symbolic and socioeconomic potential in the case of this municipality in the Pernambuco hinterland. We follow a qualitative approach in which an interdisciplinary approach is developed and from this broad approach a research model in communication as culture is extracted, in which communication is defined both by the maintenance and by the transformations of social reality, seeking dialogue with the social sciences and human, specifically with geography. We use field research and systematization of photographic record as a technique of information production. We developed an interpretative analysis of cultural and imaginary landscapes, produced, even, through photographs, in order to singularize and enhance an image of the municipality in the state urban network. From the contextualization in Triunfo, we saw that the strategies that aim to singularize within a context of generic modernization, illustrate the faces of artist capitalism or aesthetic capitalism of the patterns of industrial, financial and technological development. We also found that a small city, without the same conditions and dimensions as the big city, transforms its memories and imaginary into singularities, appeases and updates historical conflicts, transforming them into symbolic resources. Based on the researched examples, we highlight that culture is located in contemporary times as a resource, an additive for survival and, perhaps, a mode of economic development for cities. Culture as a resource is a symbolic power that is reflected in the field of economics. This thesis is developed in the Research Line in Communication and Cultural Mediations of the Doctorate in Contemporary Culture Studies at the Faculty of Communication and Arts of the Federal University of Mato Grosso (PPGECCO-FCA-UFMT), in Cuiabá, Mato Grosso. |
Palavra-chave: | Comunicação Paisagens culturais Imaginário Recurso simbólicos Triunfo-PE |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Communication Cultural landscapes Imaginary Symbolic resources Triunfo- PE |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | SANTOS, Vera Lúcia Xavier dos. Paisagens culturais e imaginário de triunfo: recursos simbólicos no sertão de Pernambuco. 2020. 241 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4082 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2020_Vera Lúcia Xavier dos Santos.pdf | 8.15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.