Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jesuel Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-05-16T16:04:26Z-
dc.date.available2019-06-04-
dc.date.available2023-05-16T16:04:26Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Jesuel Ferreira da. Perspectivas de aprendizagem histórica na educação infantil: as formas de compreensão do pensamento histórico das crianças a partir do uso das fotografias de arquivos familiares. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4101-
dc.description.abstractThis work seeks to understand the ways of understanding the historical thinking of children from the use of photographs of family files in early childhood education. The subjects of this investigation are children between the age of three and four years of a municipal nursery in the city of Cuiabá. Day care as a space for a variety of concrete cultural experiences for children becomes a favorable environment for working on the development of children's historical thinking. Our research is based on the assumptions of historical education. The researches in this field of history teaching seek to understand the constitution of the historical ideas of children, young people and teachers from processes of historical cognition. For the construction of this research, the theoretical supports of analysis and research are the historical learning theory of the philosopher and historian Jörn Rüsen (2012, 2015), is the author responsible for the theoretical reference on historical learning and historical consciousness; English Hilary Cooper (2006, 2012) on the historical learning of children in the context of early childhood education; Geyso Dongley Germinari (2011, 2012, 2014) on family archives; Lee (2006), Ashby (2006) and (SEIXAS and BATON apud Chaves, 2006) are the theoretical references for the analysis of the second order concept. This qualitative research was guided by the method of precepts of collaborative research (IBIAPINA, 2008) in obtaining the data investigated. Presents and discusses the ideas of children's historical thinking from the use of family archival photography. In the final considerations presents the results of the investigation that can contribute to the discussion about the historical learning of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-06-22T14:48:25Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Jesuel Ferreira da Silva.pdf: 2979459 bytes, checksum: c6ef763ad728ecb235a4a39405cfbe07 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-16T16:04:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Jesuel Ferreira da Silva.pdf: 2979459 bytes, checksum: c6ef763ad728ecb235a4a39405cfbe07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T16:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Jesuel Ferreira da Silva.pdf: 2979459 bytes, checksum: c6ef763ad728ecb235a4a39405cfbe07 (MD5) Previous issue date: 2019-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePerspectivas de aprendizagem histórica na educação infantil : as formas de compreensão do pensamento histórico das crianças a partir do uso das fotografias de arquivos familiarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação históricapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordFotografias de arquivos familiarespt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739899522341624pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca entender as formas de compreensão do pensamento histórico das crianças a partir do uso das fotografias de arquivos familiares na educação infantil. Os sujeitos desta investigação são crianças entre a idade de três e quatro anos de uma creche municipal na cidade de Cuiabá. A creche como espaço de diversas experiências culturais concretas para crianças se torna um ambiente favorável para se trabalhar do desenvolvimento do pensamento histórico das crianças. Nossa pesquisa se fundamenta nos pressupostos da educação histórica. As pesquisas nesse campo do ensino de história buscam compreender a constituição das ideias históricas de crianças, jovens e professores a partir de processos da cognição histórica. Para a construção desta pesquisa, os suportes teóricos de análise e investigação são a teoria da aprendizagem histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen (2012, 2015), é o autor responsável pelo referencial teórico sobre a aprendizagem histórica e consciência histórica;os estudos da pesquisadora inglesa Hilary Cooper (2006, 2012) sobre a aprendizagem histórica de crianças no contexto da educação infantil; Geyso Dongley Germinari (2011, 2012, 2014), sobre os arquivos familiares; Lee (2006), Ashby (2006) e (SEIXAS e BATON apud CHAVES, 2006) são os referenciais teóricos para a análise do conceito de segunda ordem. Esta investigação de caráter qualitativo se orientou a partir do método de preceitos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) na obtenção dos dados investigados. Apresenta e discute as ideias do pensamento histórico infantil a partir do uso de fotografia de arquivo familiares. Nas considerações finais apresenta os resultados da investigação que podem contribuir para a discussão sobre o aprendizado histórico infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History educationpt_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Children’s educationpt_BR
dc.subject.keyword2Photos of family filespt_BR
dc.contributor.referee3Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3411158801771346pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Jesuel Ferreira da Silva.pdf2.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.