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Tipo documento: Dissertação
Título: Perspectivas de aprendizagem histórica na educação infantil : as formas de compreensão do pensamento histórico das crianças a partir do uso das fotografias de arquivos familiares
Autor(es): Silva, Jesuel Ferreira da
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Germinari, Geyso Dongley
Resumo : Este trabalho busca entender as formas de compreensão do pensamento histórico das crianças a partir do uso das fotografias de arquivos familiares na educação infantil. Os sujeitos desta investigação são crianças entre a idade de três e quatro anos de uma creche municipal na cidade de Cuiabá. A creche como espaço de diversas experiências culturais concretas para crianças se torna um ambiente favorável para se trabalhar do desenvolvimento do pensamento histórico das crianças. Nossa pesquisa se fundamenta nos pressupostos da educação histórica. As pesquisas nesse campo do ensino de história buscam compreender a constituição das ideias históricas de crianças, jovens e professores a partir de processos da cognição histórica. Para a construção desta pesquisa, os suportes teóricos de análise e investigação são a teoria da aprendizagem histórica do filósofo e historiador Jörn Rüsen (2012, 2015), é o autor responsável pelo referencial teórico sobre a aprendizagem histórica e consciência histórica;os estudos da pesquisadora inglesa Hilary Cooper (2006, 2012) sobre a aprendizagem histórica de crianças no contexto da educação infantil; Geyso Dongley Germinari (2011, 2012, 2014), sobre os arquivos familiares; Lee (2006), Ashby (2006) e (SEIXAS e BATON apud CHAVES, 2006) são os referenciais teóricos para a análise do conceito de segunda ordem. Esta investigação de caráter qualitativo se orientou a partir do método de preceitos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) na obtenção dos dados investigados. Apresenta e discute as ideias do pensamento histórico infantil a partir do uso de fotografia de arquivo familiares. Nas considerações finais apresenta os resultados da investigação que podem contribuir para a discussão sobre o aprendizado histórico infantil.
Resumo em lingua estrangeira: This work seeks to understand the ways of understanding the historical thinking of children from the use of photographs of family files in early childhood education. The subjects of this investigation are children between the age of three and four years of a municipal nursery in the city of Cuiabá. Day care as a space for a variety of concrete cultural experiences for children becomes a favorable environment for working on the development of children's historical thinking. Our research is based on the assumptions of historical education. The researches in this field of history teaching seek to understand the constitution of the historical ideas of children, young people and teachers from processes of historical cognition. For the construction of this research, the theoretical supports of analysis and research are the historical learning theory of the philosopher and historian Jörn Rüsen (2012, 2015), is the author responsible for the theoretical reference on historical learning and historical consciousness; English Hilary Cooper (2006, 2012) on the historical learning of children in the context of early childhood education; Geyso Dongley Germinari (2011, 2012, 2014) on family archives; Lee (2006), Ashby (2006) and (SEIXAS and BATON apud Chaves, 2006) are the theoretical references for the analysis of the second order concept. This qualitative research was guided by the method of precepts of collaborative research (IBIAPINA, 2008) in obtaining the data investigated. Presents and discusses the ideas of children's historical thinking from the use of family archival photography. In the final considerations presents the results of the investigation that can contribute to the discussion about the historical learning of children.
Palavra-chave: Educação histórica
Aprendizagem histórica
Educação infantil
Fotografias de arquivos familiares
Palavra-chave em lingua estrangeira: History education
Historical learning
Children’s education
Photos of family files
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: SILVA, Jesuel Ferreira da. Perspectivas de aprendizagem histórica na educação infantil: as formas de compreensão do pensamento histórico das crianças a partir do uso das fotografias de arquivos familiares. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4101
Data defesa documento: 6-May-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

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