Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Gustavo Henrique Ferreira-
dc.date.accessioned2023-05-18T14:51:15Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2023-05-18T14:51:15Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4105-
dc.description.abstractThe present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-07-19T23:26:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gustavo Henrique Ferreira Rodrigues.pdf: 1681056 bytes, checksum: b7a5f7c5bbbf70068ac54e3ee0cefc67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-18T14:51:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gustavo Henrique Ferreira Rodrigues.pdf: 1681056 bytes, checksum: b7a5f7c5bbbf70068ac54e3ee0cefc67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-18T14:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Gustavo Henrique Ferreira Rodrigues.pdf: 1681056 bytes, checksum: b7a5f7c5bbbf70068ac54e3ee0cefc67 (MD5) Previous issue date: 2017-06-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keyword.pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Marcus Silva da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944714006252131pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3047235450495607pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar as peças teatrais Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) e É... (1977) de Millôr Fernandes. A dissertação busca trazer aspectos do teatro desenvolvido no Brasil nos anos de 1960 para refletir sobre como parte da obra do autor foi posta na marginalidade devido às leituras que críticos realizaram no período. Como essas leituras foram capazes de influenciar também sobre as peças dos anos de 1970. Notaremos que existe uma concepção de dramaturgia onde formas de escritas dramatúrgicas são priorizadas e outras são colocadas na marginalidade. Como permanência nessa dramaturgia existe a crítica à classe média do período. Neste sentido, o que percebemos nessa dramaturgia é uma contestação da moral e da moralidade dessa classe média. As peças se apresentam assim, como peças que carregam em si o poder de questionar e de resistir diante de anos de autoritarismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Rosangela Patriota-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Gustavo Henrique Ferreira Rodrigues.pdf1.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.