Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4150
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Tendências e perspectivas da permanência estudantil na UFMT : entre a afirmação de direitos e a bolsificação de necessidades |
Autor(es): | Mota, Tatiane Eloize Furyama |
Orientador(a): | Silva, Marluce Aparecida Souza e |
Membro da Banca: | Silva, Marluce Aparecida Souza e |
Membro da Banca: | Freitas, Leana Oliveira |
Membro da Banca: | Santos, Tânia Maria Santana dos |
Resumo : | Este estudo apresenta uma análise sobre as condições de permanência dos/as estudantes auxiliados/as pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da UFMT, campus Cuiabá. Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a importância da política de assistência estudantil para a permanência na universidade pública, nos propomos neste trabalho discutir como vem sendo estruturada a assistência ao estudante na UFMT. O interesse por este estudo foi determinado pelas inquietações resultantes da experiência profissional, vivenciada na Coordenação de Atendimento ao Estudante (CAE) no IFMT no período de 2014- 2017, e na Supervisão de Assistência Estudantil (SAE) na UFMT iniciada em maio de 2017. Para isto, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa e os procedimentos adotados foram: revisão bibliográfica, análise documental e a técnica de grupo focal. A análise dos dados foi amparada por um estudo teórico acerca das políticas educacionais no contexto da educação superior, particularmente, no âmbito das universidades, seguida do debate sobre a política de assistência estudantil e as condições de permanência na UFMT. No primeiro momento, apresentamos um debate teórico sobre as políticas educacionais voltadas à educação superior brasileira, sobretudo, a partir da democratização e expansão do ensino superior na década de 1990. Em seguida discute-se sobre o contexto político, econômico e social que fomentou a regulamentação do PNAES, delimitamos o espaço da política de assistência estudantil no contexto da UFMT. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, esperando colaborar com o processo de reflexão e debate em torno da permanência estudantil na universidade. Busca-se analisar em que medida as ações provenientes da política de assistência estudantil atende as demandas do/a estudante e se contribuíram para a permanência e continuidade do curso na UFMT. Constatamos que a permanência estudantil envolve um conjunto de fatores materiais e simbólicos que influenciam o (in) sucesso acadêmico, portanto, o permanecer na instituição está para além do repasse monetário concedido através dos auxílios e bolsas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study presents an analysis of the conditions of stay of students assisted by the National Program of Student Assistance (PNAES) within the scope of the UFMT, Cuiabá campus. With the purpose of deepening the discussion about the importance of the student assistance policy for the permanence in the public university, we propose in this work to discuss how the assistance to the student in the UFMT has been structured. The interest in this study was determined by the concerns resulting from professional experience, experienced in the Coordination of Attendance to Students (CAE) in the IFMT in the period 2014-2017, and in the Supervision of Student Assistance (SAE) in the UFMT started in May 2017. For this, we used a quanti-qualitative approach and the adopted procedures were: bibliographic review, documentary analysis and the focus group technique. The analysis of the data was supported by a theoretical study about educational policies in the context of higher education, particularly in universities, followed by the debate on student assistance policy and the conditions of stay in the UFMT. In the first moment, we present a theoretical debate about educational policies focused on Brazilian higher education, especially from the democratization and expansion of higher education in the 1990s. Next, we discuss the political, economic and social context that fostered PNAES regulations, we delimit the space of student assistance policy in the context of the UFMT. Finally, we present the results of the research, hoping to collaborate with the process of reflection and debate about student stay in the university. It seeks to reveal to what extent the actions coming from the student assistance policy, from the PNAES, were decisive for the continuation of the course at the UFMT. We find that student permanence involves a set of material and symbolic factors that influence academic (in) success, therefore, to remain in the institution is beyond the monetary pass-through granted through scholarships and scholarships. |
Palavra-chave: | Política de educação superior Assistência estudantil Permanência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Higher education policy Student assistance Permanence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Referência: | MOTA, Tatiane Eloize Furyama. Tendências e perspectivas da permanência estudantil na UFMT: entre a afirmação de direitos e a bolsificação de necessidades. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4150 |
Data defesa documento: | 11-Dec-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Tatiane Eloize Furyama Mota.pdf | 942.22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.