Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4180
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Sala de aula, um sistema autopoiético para a educação em saúde com uso do aplicativo SAMBI |
Autor(es): | Steinert, Monica Érika Pardin |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Resumo : | Este trabalho teve como objetivo a criação de um software de aplicação (aplicativo), enquanto produto educacional, com o propósito de inserir pedagogicamente o celular na sala de aula. A criação deste produto e sua inserção na escola consistem em um processo formativo para as autoras e comunidade escolar pesquisada, buscando melhoria no manejo das TDIC que redunde em um aumento de competências para a emancipação do coletivo escolar. O aplicativo tem a finalidade de abordar em contextos, doenças e agravos à saúde de âmbito regional, associados aos Cinco Reinos de seres vivos. A saúde, condição essencial para a manutenção da vida, é um tema multidisciplinar, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como intersetorial porque preconiza articulações coletivas e políticas capazes de mobilizar diversos setores da sociedade, incluindo a escola. Uma pesquisa com elementos de pesquisa-ação foi realizada, por meio de proposta pedagógica baseada em educação em saúde para inserir o pedagogicamente o celular na sala de aula. Observação, análise de conteúdos das atividades e dados obtidos em avaliação do produto dentro de um processo de ensino-aprendizagem mostraram possibilidades emergentes, baseadas em modos alternativos de trabalho equipe pautados em cooperação. E a sala de aula como cenário da pesquisa, é apresentada como um sistema social autopoiético responsivo, do ponto de vista epistemológico, em uma busca de apropriação dos pressupostos teóricos de Maturana e Varela, Luhmann e Bertalanffy. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aimed to create application software (application) as an educational product, with the purpose of inserting pedagogically the cell phone in the classroom. The creation of this product and its insertion in the school consists of a formative process for the authors and the researched school community, seeking improvement in the management of the TDIC that results in an increase of competences for the emancipation of the school collective. The application has the purpose of addressing in contexts, diseases and health problems of regional scope, associated to the Five Realms of living beings. Health, an essential condition for the maintenance of life, is a multidisciplinary theme, advocated by the World Health Organization (WHO) as intersectoral because it advocates collective and political articulations capable of mobilizing diverse sectors of society, including schools. A research with elements of action research was accomplished, through a pedagogical proposal based on health education to insert the pedagogically the cell phone in the classroom. Observation, content analysis of activities and data obtained in product evaluation within a teaching-learning process showed emerging possibilities, based on alternative modes of team work based on cooperation. And the classroom as a research scenario, is presented as an autopoietic social system responsive, from the epistemological point of view, in a search for appropriation of the theoretical assumptions of Maturana and Varela, Luhmann and Bertalanffy. |
Palavra-chave: | Biologia Saúde BYOD Sistemas autopoiéticos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Biology Health BYOD Autopoiesis system |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | STEINERT, Monica Érika Pardin. Sala de aula, um sistema autopoiético para a educação em saúde com uso do aplicativo SAMBI. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4180 |
Data defesa documento: | 22-Mar-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Monica Érika Pardin Steinert.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.