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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Vagner José-
dc.date.accessioned2023-06-19T13:51:23Z-
dc.date.available2018-08-15-
dc.date.available2023-06-19T13:51:23Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Vagner José. A Olimpíada Mato-grossense de Química e as TIC: melhorando o rendimento escolar. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4194-
dc.description.abstractOne of the major challenges faced by educators is to bring meaning of science to students. Students are becoming increasingly less interested in the traditional model of teaching and the result is reflected in the low learning index. The contextualization and technology combined with the execution of projects related to everyday issues has proved efficient to optimize the construction of student learning. The Scientific Olympiads are intellectual events aimed at students of various fields of knowledge, who help in the popularization of Science. These events are increasingly popular in Brazil, and students are increasingly interested in attending. In this work, we analyzed how the Mato Grosso Chemistry Olympiad allied to Information and Communication Technologies can help to improve school performance. The work was developed in three steps. At each stage the students had access to various digital media and were evaluated from online tests. The objective of the present study was to verify if participation in the Mato Grosso Chemistry Olympiad, through access to a specific site and social networks (Facebook and WhatsApp) can contribute to the improvement of the academic performance of thirty third-grade students of Hi-School of a Public School in Rondonópolis-MT. The site quimicaolimpíca.net has videos, handouts, exercise lists and online simulations that allow students to evaluate in real time.The results obtained indicated that the media offered by the site and the socialization in the groups formed in the social networks optimized the academic performance of the participants of the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-05-25T13:03:43Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Vagner José Martins.pdf: 2548343 bytes, checksum: 9bf4d1bfa068901bd124a1e6d30f9e0b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-19T13:51:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Vagner José Martins.pdf: 2548343 bytes, checksum: 9bf4d1bfa068901bd124a1e6d30f9e0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-19T13:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Vagner José Martins.pdf: 2548343 bytes, checksum: 9bf4d1bfa068901bd124a1e6d30f9e0b (MD5) Previous issue date: 2018-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Olimpíada Mato-grossense de Química e as TIC : melhorando o rendimento escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOlimpíadas científicaspt_BR
dc.subject.keywordRendimento escolarpt_BR
dc.subject.keywordTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ozaki, Salete Kiyoka-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7802644781254277pt_BR
dc.contributor.referee1Ozaki, Salete Kiyoka-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7802644781254277pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Neto, Frederico Ayres de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725348848264406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858319891578944pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios encontrados pelos educadores é trazer um significado de ciência para os estudantes, que estão cada vez menos interessados pelo modelo convencional de ensino, refletindo no baixo índice de aprendizagem. A problematização e a tecnologia combinados têm se mostrado boas ferramentas para otimizar a construção do aprendizado dos alunos. As Olimpíadas Científicas são eventos intelectuais destinados a estudantes de diversas áreas do conhecimento, que ajudam na popularização da Ciência. Esses eventos são cada vez mais populares no Brasil, e os estudantes demonstram cada vez mais interesse em participar. Nesta pesquisa, analisou-se como a Olimpíada Mato-grossense de Química aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação podem ajudar a melhorar o rendimento escolar. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Em cada etapa os estudantes tiveram acesso a diversas mídias digitais e foram avaliados a partir de simulados online. O objetivo do presente estudo foi verificar se a participação na Olimpíada Matogrossense de Química, mediante o acesso a um site específico e as redes sociais (Facebook e WhatsApp) pode contribuir para a melhora do rendimento escolar de trinta estudantes de terceiros anos do Ensino Médio de uma Escola Pública na cidade de Rondonópolis-MT. O site quimicaolimpíca.net dispõe de videoaulas, apostilas, listas de exercícios e simulados online que permitem a avaliação dos alunos em tempo real. Os resultados obtidos apontaram que as mídias oferecidas pelo site e a socialização nos grupos formados nas redes sociais otimizaram o rendimento escolar dos participantes da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Scientific olympicspt_BR
dc.subject.keyword2School performancept_BR
dc.subject.keyword2Information and communication technologiespt_BR
dc.contributor.referee3Quadros, Ana Luiza de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595956670871407pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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