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http://ri.ufmt.br/handle/1/4194
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A Olimpíada Mato-grossense de Química e as TIC : melhorando o rendimento escolar |
Autor(es): | Martins, Vagner José |
Orientador(a): | Ozaki, Salete Kiyoka |
Membro da Banca: | Ozaki, Salete Kiyoka |
Membro da Banca: | Oliveira Neto, Frederico Ayres de |
Membro da Banca: | Quadros, Ana Luiza de |
Resumo : | Um dos grandes desafios encontrados pelos educadores é trazer um significado de ciência para os estudantes, que estão cada vez menos interessados pelo modelo convencional de ensino, refletindo no baixo índice de aprendizagem. A problematização e a tecnologia combinados têm se mostrado boas ferramentas para otimizar a construção do aprendizado dos alunos. As Olimpíadas Científicas são eventos intelectuais destinados a estudantes de diversas áreas do conhecimento, que ajudam na popularização da Ciência. Esses eventos são cada vez mais populares no Brasil, e os estudantes demonstram cada vez mais interesse em participar. Nesta pesquisa, analisou-se como a Olimpíada Mato-grossense de Química aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação podem ajudar a melhorar o rendimento escolar. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Em cada etapa os estudantes tiveram acesso a diversas mídias digitais e foram avaliados a partir de simulados online. O objetivo do presente estudo foi verificar se a participação na Olimpíada Matogrossense de Química, mediante o acesso a um site específico e as redes sociais (Facebook e WhatsApp) pode contribuir para a melhora do rendimento escolar de trinta estudantes de terceiros anos do Ensino Médio de uma Escola Pública na cidade de Rondonópolis-MT. O site quimicaolimpíca.net dispõe de videoaulas, apostilas, listas de exercícios e simulados online que permitem a avaliação dos alunos em tempo real. Os resultados obtidos apontaram que as mídias oferecidas pelo site e a socialização nos grupos formados nas redes sociais otimizaram o rendimento escolar dos participantes da pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | One of the major challenges faced by educators is to bring meaning of science to students. Students are becoming increasingly less interested in the traditional model of teaching and the result is reflected in the low learning index. The contextualization and technology combined with the execution of projects related to everyday issues has proved efficient to optimize the construction of student learning. The Scientific Olympiads are intellectual events aimed at students of various fields of knowledge, who help in the popularization of Science. These events are increasingly popular in Brazil, and students are increasingly interested in attending. In this work, we analyzed how the Mato Grosso Chemistry Olympiad allied to Information and Communication Technologies can help to improve school performance. The work was developed in three steps. At each stage the students had access to various digital media and were evaluated from online tests. The objective of the present study was to verify if participation in the Mato Grosso Chemistry Olympiad, through access to a specific site and social networks (Facebook and WhatsApp) can contribute to the improvement of the academic performance of thirty third-grade students of Hi-School of a Public School in Rondonópolis-MT. The site quimicaolimpíca.net has videos, handouts, exercise lists and online simulations that allow students to evaluate in real time.The results obtained indicated that the media offered by the site and the socialization in the groups formed in the social networks optimized the academic performance of the participants of the research. |
Palavra-chave: | Olimpíadas científicas Rendimento escolar Tecnologias de informação e comunicação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Scientific olympics School performance Information and communication technologies |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | MARTINS, Vagner José. A Olimpíada Mato-grossense de Química e as TIC: melhorando o rendimento escolar. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4194 |
Data defesa documento: | 24-Jul-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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