Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ricardo Oliveira do-
dc.date.accessioned2023-06-26T13:23:15Z-
dc.date.available2017-11-09-
dc.date.available2023-06-26T13:23:15Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ricardo Oliveira do. Algumas considerações sobre os números complexos. 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4304-
dc.description.abstractIn this research we will know a little more about the history of the complex numbers as Insufficiencies within the real numbers that motivated its emergence. In the course of the dissertation we will know where everything began, the emergence of the imaginary unity, and that same unity as a Path for the solution of third-degree polynomial equations. We will show how the Operations within this numerical set, its geometric and trigonometric form, we will also see some applications in other areas of human knowledge, such as the relation between the complex numbers and the electricity, which emphasizes the importance of this numerical set. Finally, we will make a survey of the pedagogical approach of the complex numbers in some of the books Used in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-28T11:55:34Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Ricardo Oliveira do Nascimento.pdf: 932464 bytes, checksum: 6814c589c3c052106520db75e1bcf680 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-26T13:23:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Ricardo Oliveira do Nascimento.pdf: 932464 bytes, checksum: 6814c589c3c052106520db75e1bcf680 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T13:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Ricardo Oliveira do Nascimento.pdf: 932464 bytes, checksum: 6814c589c3c052106520db75e1bcf680 (MD5) Previous issue date: 2017-09-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlgumas considerações sobre os números complexospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino da matemáticapt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordAplicações no cotidianopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042157300979163pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa iremos conhecer um pouco mais sobre a história dos números complexos, as insuficiências dentro dos números reais que motivaram o seu surgimento. No decorrer da dissertação conheceremos onde tudo começou, o surgimento da unidade imaginária, e essa mesma unidade como um caminho para a solução das equações polinomais de terceiro grau. Mostraremos como acontece as operações dentro desse conjunto numérico, sua forma geométrica e trigonométrica, veremos também algumas aplicações em outras áreas do conhecimento humano, como por exemplo a relação que há entre os números complexos e a eletricidade, o que enfatiza assim a importância desse conjunto numérico. Por fim, faremos um levantamento da abordagem pedagógica dos números complexos no Ensino Médio e Superior, na formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
dc.subject.keyword2Applications in every day lifept_BR
dc.subject.keyword2School approachpt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Ricardo Oliveira do Nascimento.pdf910.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.