Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4304
Tipo documento: Dissertação
Título: Algumas considerações sobre os números complexos
Autor(es): Nascimento, Ricardo Oliveira do
Orientador(a): Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Marchi, Reinaldo de
Membro da Banca: Nascimento, Edgar
Resumo : Nesta pesquisa iremos conhecer um pouco mais sobre a história dos números complexos, as insuficiências dentro dos números reais que motivaram o seu surgimento. No decorrer da dissertação conheceremos onde tudo começou, o surgimento da unidade imaginária, e essa mesma unidade como um caminho para a solução das equações polinomais de terceiro grau. Mostraremos como acontece as operações dentro desse conjunto numérico, sua forma geométrica e trigonométrica, veremos também algumas aplicações em outras áreas do conhecimento humano, como por exemplo a relação que há entre os números complexos e a eletricidade, o que enfatiza assim a importância desse conjunto numérico. Por fim, faremos um levantamento da abordagem pedagógica dos números complexos no Ensino Médio e Superior, na formação de professores.
Resumo em lingua estrangeira: In this research we will know a little more about the history of the complex numbers as Insufficiencies within the real numbers that motivated its emergence. In the course of the dissertation we will know where everything began, the emergence of the imaginary unity, and that same unity as a Path for the solution of third-degree polynomial equations. We will show how the Operations within this numerical set, its geometric and trigonometric form, we will also see some applications in other areas of human knowledge, such as the relation between the complex numbers and the electricity, which emphasizes the importance of this numerical set. Finally, we will make a survey of the pedagogical approach of the complex numbers in some of the books Used in school.
Palavra-chave: Ensino da matemática
Interdisciplinaridade
Aplicações no cotidiano
Abordagem escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics teaching
Interdisciplinarity
Applications in every day life
School approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: NASCIMENTO, Ricardo Oliveira do. Algumas considerações sobre os números complexos. 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4304
Data defesa documento: 27-Set-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Ricardo Oliveira do Nascimento.pdf910.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.