Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
Tipo documento: Dissertação
Título: O dominó de quatro pontas : um jogo de contagem
Autor(es): Batalha, Maria Cristina de Souza
Orientador(a): Silva, Carlos Rodrigues da
Membro da Banca: Silva, Carlos Rodrigues da
Membro da Banca: Berlatto, Adilson Antônio
Membro da Banca: Souza, Marcelo Almeida de
Resumo : Esta dissertação traz uma proposta no processo de ensino e aprendizagem de matemática envolvendo o estudo de múltiplos e divisores de números inteiros, análise combinatória e probabilidades, através do jogo Dominó de Quatro Pontas, para os alunos do Ensino Médio. Para isto, foram realizadas pesquisas sobre o uso do recurso didático da prática de jogos em sala de aula, a origem, as regras e aplicações do jogo envolvendo os temas propostos. Este trabalho priorizou a ludicidade como estratégia auxiliar para o entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos. Entre as principais observações feitas, destacam-se a melhora do raciocínio lógico para tomada de decisão pelo estudo da melhor jogada, o fortalecimento dos conceitos de m´múltiplos e divisores, e a interatividade e interesse dos estudantes.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation brings a proposal in the process of teaching and learning of mathematics involving the study of multiples and integer divisors, combinatorial analysis and probabilities, through the Four Point Domino game, for the high school students. To this end, research was conducted on the use of the practice of classroom games, the origin, rules and applications of the game involving the proposed themes. This work prioritized playfulness as an auxiliary strategy for understanding the mathematical concepts involved. Among the main observations made are the improvement of logical reasoning for decision making through the study of the best move, the strengthening of the concepts of multiples and dividers, and the interactivity and interest of the students.
Palavra-chave: Prática pedagógica dos jogos
Jogo dominó de quatro pontas
Ensino médio
Múltiplos
Análise combinatória
Probabilidades
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogical practice of games
Four-way domino game
High school
Multiples
Combinatorial analysis
Probabilities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: BATALHA, Maria Cristina de Souza. O dominó de quatro pontas: um jogo de contagem. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4308
Data defesa documento: 26-Set-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Maria Cristina de Souza Batalha.pdf34.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.