Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Suelma Luiza Alves de-
dc.date.accessioned2023-06-26T13:32:45Z-
dc.date.available2017-05-23-
dc.date.available2023-06-26T13:32:45Z-
dc.date.issued2017-04-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Suelma Luiza Alves de. O ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4309-
dc.description.abstractIn this work, a proposal on matrix applications using graph theory is presented, a didactic sequence will be shown that is accessible to teachers and students, making possible a new methodology for the teaching of matrices in basic education. In order to elaborate this sequence, it is chosen to introduce and present the teaching of matrices using graph theory in a contextualized way, using geometric and algebraic arguments. This process resulted in a possible restructuring in the methods of teaching of matrices, offering to the student a meaning of their daily life, seeking to relate with the content addressed by the teacher. According to the applied methodology, the students were able to clearly understand the resolutions of the problems generating a pattern of learning mathematical contents in a real and positive way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-28T15:09:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Suelma Luiza Alves de Souza.pdf: 1474020 bytes, checksum: d3ff3c12c6526e280e338a7fa99257cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-26T13:32:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Suelma Luiza Alves de Souza.pdf: 1474020 bytes, checksum: d3ff3c12c6526e280e338a7fa99257cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T13:32:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Suelma Luiza Alves de Souza.pdf: 1474020 bytes, checksum: d3ff3c12c6526e280e338a7fa99257cd (MD5) Previous issue date: 2017-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de matrizes utilizando teoria dos grafospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordContextualizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatrizespt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos grafospt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.contributor.advisor1Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.contributor.referee1Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniel da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520357439188664pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3661843449767952pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada uma proposta sobre aplicações de matrizes utilizando teoria dos grafos, será mostrado uma sequência didática acessível aos docentes e discentes, possibilitando uma nova metodologia do ensino de matrizes na educação básica. Para elaboração dessa sequência, opta-se por introduzir e apresentar o ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos de forma contextualizada, usando argumentos geométricos e algébricos. Neste processo obteve-se como resultado uma possível reestruturação nos métodos de ensino de matrizes, oferecendo ao aluno um significado do seu cotidiano buscando relacionar com o conteúdo abordado pelo professor. De acordo com a metodologia aplicada, os alunos conseguiram entender de forma clara, as resoluções dos problemas gerando um padrão de aprender conteúdos matemáticos de forma real e positiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Contextualizationpt_BR
dc.subject.keyword2Matricespt_BR
dc.subject.keyword2Theory of graphspt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Pieterzack, Mauricio Donizetti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248032189335187pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Suelma Luiza Alves de Souza.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.