Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4309
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos |
Autor(es): | Souza, Suelma Luiza Alves de |
Orientador(a): | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Guimarães, Daniel da Silveira |
Membro da Banca: | Pieterzack, Mauricio Donizetti |
Resumo : | Neste trabalho é apresentada uma proposta sobre aplicações de matrizes utilizando teoria dos grafos, será mostrado uma sequência didática acessível aos docentes e discentes, possibilitando uma nova metodologia do ensino de matrizes na educação básica. Para elaboração dessa sequência, opta-se por introduzir e apresentar o ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos de forma contextualizada, usando argumentos geométricos e algébricos. Neste processo obteve-se como resultado uma possível reestruturação nos métodos de ensino de matrizes, oferecendo ao aluno um significado do seu cotidiano buscando relacionar com o conteúdo abordado pelo professor. De acordo com a metodologia aplicada, os alunos conseguiram entender de forma clara, as resoluções dos problemas gerando um padrão de aprender conteúdos matemáticos de forma real e positiva. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work, a proposal on matrix applications using graph theory is presented, a didactic sequence will be shown that is accessible to teachers and students, making possible a new methodology for the teaching of matrices in basic education. In order to elaborate this sequence, it is chosen to introduce and present the teaching of matrices using graph theory in a contextualized way, using geometric and algebraic arguments. This process resulted in a possible restructuring in the methods of teaching of matrices, offering to the student a meaning of their daily life, seeking to relate with the content addressed by the teacher. According to the applied methodology, the students were able to clearly understand the resolutions of the problems generating a pattern of learning mathematical contents in a real and positive way. |
Palavra-chave: | Contextualização Matrizes Teoria dos grafos Ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Contextualization Matrices Theory of graphs High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | SOUZA, Suelma Luiza Alves de. O ensino de matrizes utilizando teoria dos grafos. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4309 |
Data defesa documento: | 28-Apr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Suelma Luiza Alves de Souza.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.