Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4314
Tipo documento: Dissertação
Título: Déficit de aprendizagem na visão da inclusão : material alternativo como facilitador da aprendizagem de operações de cálculos numéricos : estudo de caso
Autor(es): Arruda, Zeina Aparecida de
Orientador(a): Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Tavares, Andréia da Silva
Resumo : Embora as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem pareçam ser algo bem definido no contexto escolar e se tornado foco de pesquisas, nos últimos anos, elas ainda são pouco entendidas pela sociedade em geral. Ainda temos dificuldades em definir os caminhos que levam à aprendizagem. O que é aceitável, pois o termo, ‘dificuldades de aprendizagem’ não se refere a um único distúrbio, mas sim a uma variedade de problemas que atrasam o desenvolvimento cognitivo e acadêmico do educando. Com o intuito de auxiliar para a compreensão do que são as Dificuldades de Aprendizagem (DA), o estudo apresentado neste trabalho objetivou desvelar, investigar e analisar os elementos que dificultam a capacidade do raciocínio lógico exigido nas operações de cálculos numéricos, de um aluno com múltiplas deficiências físicas e déficit de aprendizagem, pois é inconcebível admitir que uma criança em fase de descoberta e desenvolvimento não progrediu nada de um ano para o outro. Esta vertente nos faz questionar o atual sistema de ensino excludente, que nos passa a ideia de que a educação é para todos. Para alcançar a meta empreendeu-se pesquisa de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso, junto a uma escola pública de Ensino Básico no município de Denise, Estado de Mato Grosso; orientando-nos pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. Após essa investigação, com a construção e a implementação de uma ferramenta didática – Guia Instrucional –, pretendeu-se atestar a sua eficácia como facilitador no processo ensino aprendizagem de cálculos numéricos de alunos com discalculias.
Resumo em lingua estrangeira: Although difficulties or learning disorders appear to be well defined in the school context and have become the focus of research in recent years, they are still poorly understood by society at large. We still have difficulties in defining the paths that lead to learning. This is acceptable since the term 'learning difficulties' does not refer to a single disorder, but a variety of problems that delay the student's cognitive and academic development. In order to aid in the understanding of Learning Difficulties (AD), the study presented in this paper aimed to unveil, investigate and analyze the elements that hamper the capacity of the logical reasoning required in the operations of numerical calculations, of a student with Multiple physical disabilities and learning deficits, since it is inconceivable to admit that a child in the stage of discovery and development has not progressed from one year to the next. This aspect makes us question the current system of excluding education, which gives us the idea that education is for everyone. To achieve this goal, a qualitative research was carried out, in the case study modality, together with a public elementary school in the city of Denise, State of Mato Grosso; Guiding us through David Ausubel's Significant Learning Theory (TAS). After this investigation with the construction and implementation of a didactic tool - Instructional Guide - it was intended to attest to its effectiveness as a facilitator in the teaching teaching process of numerical calculations of students with dyscalculia.
Palavra-chave: Discalculia
Material alternativo
Aprendizagem
Inclusão
Palavra-chave em lingua estrangeira: Dyscalculia
Alternative material
Learning
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: ARRUDA, Zeina Aparecida de. Déficit de aprendizagem na visão da inclusão: material alternativo como facilitador da aprendizagem de operações de cálculos numéricos: estudo de caso. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4314
Data defesa documento: 7-Jul-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Zeina Aparecida de Arruda.pdf2.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.