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Tipo documento: Tese
Título: Migração climática e a poética da arte-educação-ambiental nas narrativas de moçambicanos
Autor(es): Soares, Cristiane Carolina de Almeida
Orientador(a): Sato, Michèle Tomoko
Membro da Banca: Marcomin, Fatima Elizabeti
Membro da Banca: Willms, Elni Elisa
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Resumo : Objetivou-se interpretar os fluxos migratórios, identificando as dificuldades de adaptação vivenciadas pelos migrantes de Moçambique, compreendendo esses movimentos como consequência do colapso climático mundial. Buscou-se denunciar as catástrofes climáticas como parte da nossa responsabilidade, enquanto educadoras. Contudo, acreditamos que a arte pode contribuir com o bemestar, assim, queremos interpretar se o bem viver dos moçambicanos inclui a arteeducação-ambiental como poética de seu anúncio. Por meio de suas narrativas de luta e resistência, os caminhos metodológicos apoiaram-se na Cartografia do Imaginário, proposta por Michèle Sato, coadunando-os com a fenomenologia da imaginação, de Gaston Bachelard. Entre os arquétipos bachelardianos (água, terra, fogo e ar), destaca-se a água, justamente por representar o elemento que possui uma profunda relação com essas pessoas, permeando seus modos de vida, sonhos, dificuldades e a relação com a natureza. As águas fenomenológicas tocam os demais elementos, conferindo a indissociabilidade deles, tensionados ou suavizados por esses encontros. Sustenta-se a tese de que a arte-educaçãoambiental, inscrita nas fenomenologias de Michèle Sato e Gaston Bachelard possa ser um dos caminhos para aliviar algumas dores causadas pelas ruínas do colapso climático. Energizando vozes, interpreta-se a trajetória do colapso climático. Afastando o fatalismo catastrófico, as narrativas dos migrantes interpretam cultura e natureza de forma conjugada, como se os dias e as noites se complementassem nestes olhares fenomenológicos. Nossos resultados demonstram ser necessário que as políticas públicas consigam ouvir as vozes da sensibilidade, sentimentos e arte para que as leis e programas consigam transformar a matéria caótica do mundo numa pedagogia do esperançar.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this paper is to interpret the migratory flows, identifying the adaptation difficulties experienced by migrants from Mozambique, understanding these movements as consequence of global climate collapse. Denouncing climate catastrophes is part of our responsibility as educators. However, we believe that art can help the way of life, we want to understand whether the “living well” of Mozambicans includes art-environmental-education as poetics of its announcement. Through their narratives of struggle and resistance, the methodological paths were based on the Cartography of the Imaginary, proposed by Michèle Sato, under the phenomenology of Gaston Bachelard. Among the Bachelardian archetypes, we highlight water, precisely because it represents the element that has a deep relationship with these people, permeating their ways of life, dreams, difficulties, and their relationship with Nature. The phenomenological waters touch other elements, conferring their inseparability, tensioned or softened by these encounters. We support the thesis that art-environmental-education, inspired by the phenomenology of Michèle Sato and Gaston Bachelard, can be one of the ways to alleviate a little of pain caused by the ruins of climate collapse. By energizing voices, the trajectory of climate collapse is interpreted. Moving away from catastrophic fatalism, the narratives of migrants interpret culture and nature in a combined way, with days and nights complementing each other in the phenomenology of Bachelard and Sato. It is necessary for public policies to be able to hear the voices of sensitivity, emotions and art, so both laws and programs can transform the chaotic matter of the world into a pedagogy of hope.
Palavra-chave: Arte educação ambiental
Justiça climática
Migração
Moçambique
Cartografia do imaginário
Palavra-chave em lingua estrangeira: Art environmental education
Climate justice
Migration
Mozambique
Cartography of imaginary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SOARES, Cristiane Carolina de Almeida. Migração climática e a poética da arte-educação-ambiental nas narrativas de moçambicanos. 2022. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4322
Data defesa documento: 2-Dec-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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