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Tipo documento: Dissertação
Título: A criação da Escola Territorial de 1º e 2º graus Paulo de Assis Ribeiro no processo de colonização de Colorado do Oeste/RO (1974-1989)
Autor(es): Silva, Flaviana Faustino da
Orientador(a): Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Amorim, Romulo Pinheiro de
Membro da Banca: Silva, Marijâne Silveira da
Resumo : A presente dissertação, vinculada ao Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, tem como objeto de estudo a Escola Territorial de 1º e 2º Graus Paulo de Assis Ribeiro, primeira instituição oficial de ensino de Colorado do Oeste/RO. O recorte temporal, estabelecido entre as décadas de 1970 e 1980, justifica-se pelo fato de tratar-se de um período de grande fluxo migratório à região, ensejando a criação dessa Escola. A questão norteadora dessa pesquisa é: Como foi se construindo a cultura escolar dessa instituição de ensino, com características próprias diante do universo de migração e surgimento da cidade? Tem como objetivo compreender o processo de criação e instalação da Escola Territorial de 1º e 2º Graus Paulo de Assis Ribeiro. Como objetivos específicos, a pesquisa se propõe a: analisar qual a finalidade e como se deu a criação de Colorado do Oeste/RO; identificar quais as finalidades e intensões de instituir uma escola em meio à mata; verificar como funcionava a escola, qual era a normativa de funcionamento. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizados documentos localizados na Escola e na Coordenadoria Regional Educação (CRE) em Vilhena/RO, fontes iconográficas cedidas por professores e migrantes de seus acervos pessoais. Além do acervo documental, esta pesquisa apoia-se também nos pressupostos da história oral, tendo como participantes alguns professores que trabalharam na escola no período em questão, ex-alunos e, também, pessoas da comunidade que participaram do processo inicial de colonização da cidade. Para tanto, esta pesquisa tem como base teórica as discussões no campo da História Cultural (CERTEAU, 2014), Cultura Escolar (JULIA, 2001) e Representações (CHARTIER, 1991; 2020). As análises documentais e orais permitiram compreender como a comunidade escolar da Escola Territorial de 1º e 2º Graus Paulo de Assis Ribeiro se apropriou da legislação em vigor e adaptou a instituição à realidade a que estava inserida, ou seja, em meio à mata.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation, linked to Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (Research group of History of Education and Memory, free translation) of the Post-Graduation Program of the University of Mato Grosso, has as subject of its research the Territorial Primary and Secondary School Paulo de Assis Ribeiro, the first official school in Colorado Do Oeste, Rondônia. The time cut set between the decades of 1970 and 1980 is substantiated due to the fact of being a period of time of an intense migratory flux to the region that brought about the inauguration of the school. The guiding question of this research is: how was this school’s culture being formed with its own characteristics in the face of a universe of migration and formation a city? It is aimed to comprehend the process of creation and establishing the Territorial Secondary School Paulo de Assis Ribeiro. It has as specific objectives: to analyze the goal and how Colorado do Oeste came to be; to identify which goals and intentions to establish a school amidst the jungle; to check how the school worked, which the normative for its functioning was. To accomplish the proposed goals, documents found both in the school and in the Regional Coordination of Education (Coordenadoria Regional de Educação, in Portuguese) in Vilhena, Rondônia, as well as iconographic sources given both by teachers and migrants from their personal collections. Besides this documental collection, this research is based off the presupposition of oral history, having as participants some of the teachers who worked at the school back then, ex-students and, also, people from the community who took part in the process of the colonization of the city. For such, this research has as its theoretical basis discussions in the field of Cultural History (CERTEAU, 2014), School Culture (JULIA, 2004) and Representations (CHARTIER 1991; 2020). The oral and documental analyses enabled to observe how the community of the Territorial Primary and Secondary School Paulo de Assis Ribeiro took hold of the current legislation and adapted it to the reality in which they were inserted amidst the jungle.
Palavra-chave: História da educação
Colonização recente
História das instituições escolares
Colorado do Oeste/RO
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of education
Recent colonization
History of educational institutions
Colorado do Oeste/RO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Flaviana Faustino da. A criação da Escola Territorial de 1º e 2º graus Paulo de Assis Ribeiro no processo de colonização de Colorado do Oeste/RO (1974-1989). 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4360
Data defesa documento: 16-Set-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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