Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Osvaldo de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-27T12:59:16Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2023-06-27T12:59:16Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.citationVIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4362-
dc.description.abstractThis paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-07-07T16:57:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Osvaldo de Oliveira Vieira.pdf: 922946 bytes, checksum: 809ac2ad1a336d72d3b0bc5fd1dece91 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-06-27T12:59:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Osvaldo de Oliveira Vieira.pdf: 922946 bytes, checksum: 809ac2ad1a336d72d3b0bc5fd1dece91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-27T12:59:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Osvaldo de Oliveira Vieira.pdf: 922946 bytes, checksum: 809ac2ad1a336d72d3b0bc5fd1dece91 (MD5) Previous issue date: 2019-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMapa conceitualpt_BR
dc.subject.keywordLATEXpt_BR
dc.subject.keywordProduto para o ensinopt_BR
dc.subject.keywordGeometria planapt_BR
dc.contributor.advisor1Krindges, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Liliana Karla Jorge de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7156925965587052pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169028680445581pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar as diretrizes para a construção de mapa conceitual que possa ser utilizado como recurso pedagógico com abordagem através do ensino de geometria euclidiana plana, utilizando o LATEX como ferramenta de programação, trazendo uma linguagem completa dos comandos e esclarecimentos dos pacotes e bibliotecas utilizados baseando-se na metodologia descrita por Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012). O Conteúdo escolhido foi o de geometria plana. No inicio do trabalho descrevemos, de forma sucinta, o surgimento e desenvolvimento da geometria no decorrer da história. Posteriormente, descrevemos sobre o uso do LATEX como plataforma e os pacotes que foram essenciais na construção de uma linguagem de programação para a confecção do mapa conceitual. Para a construção do mapa utilizamos os conteúdos de geometria plana, com enfoque em seus axiomas, definições e postulados do livro Dolce e Pompeo (2005). Com isso, espera se que esse material fomente a criação de novas ideias para outros produtos baseando-se no uso desta linguagem de programação para auxiliar a obtenção de um ensino-aprendizagem mais construtivo, dinâmico e significativo, tanto para os professores como para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Conceptual Mappt_BR
dc.subject.keyword2LATEXpt_BR
dc.subject.keyword2Product for teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Flat geometrypt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Marcos José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9414747288114730pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Osvaldo de Oliveira Vieira.pdf901.31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.