Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4362
Tipo documento: Dissertação
Título: Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
Autor(es): Vieira, Osvaldo de Oliveira
Orientador(a): Krindges, André
Membro da Banca: Krindges, André
Membro da Banca: Moura, Liliana Karla Jorge de
Membro da Banca: Gonçalves, Marcos José
Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar as diretrizes para a construção de mapa conceitual que possa ser utilizado como recurso pedagógico com abordagem através do ensino de geometria euclidiana plana, utilizando o LATEX como ferramenta de programação, trazendo uma linguagem completa dos comandos e esclarecimentos dos pacotes e bibliotecas utilizados baseando-se na metodologia descrita por Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012). O Conteúdo escolhido foi o de geometria plana. No inicio do trabalho descrevemos, de forma sucinta, o surgimento e desenvolvimento da geometria no decorrer da história. Posteriormente, descrevemos sobre o uso do LATEX como plataforma e os pacotes que foram essenciais na construção de uma linguagem de programação para a confecção do mapa conceitual. Para a construção do mapa utilizamos os conteúdos de geometria plana, com enfoque em seus axiomas, definições e postulados do livro Dolce e Pompeo (2005). Com isso, espera se que esse material fomente a criação de novas ideias para outros produtos baseando-se no uso desta linguagem de programação para auxiliar a obtenção de um ensino-aprendizagem mais construtivo, dinâmico e significativo, tanto para os professores como para os alunos.
Resumo em lingua estrangeira: This paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students.
Palavra-chave: Mapa conceitual
LATEX
Produto para o ensino
Geometria plana
Palavra-chave em lingua estrangeira: Conceptual Map
LATEX
Product for teaching
Flat geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: VIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4362
Data defesa documento: 1-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Osvaldo de Oliveira Vieira.pdf901.31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.