Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4369
Tipo documento: Tese
Título: Docência no Ensino Superior : a construção da identidade docente em um curso de formação por área do conhecimento : Ciências Naturais e Matemática
Autor(es): Guilardi Junior, Felício
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Alves, José Moysés
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci S.
Membro da Banca: Ramos, Maurivan Güntzel
Resumo : Esta investigação é dedicada ao estudo de processos de construção de identidade de um grupo de cinco docentes, em exercício no ensino superior, de curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, desenvolvido no Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. O grupo de docentes tem em comum, a docência no curso e participam do programa de doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática. As formações de graduação, pós-graduação (mestrado), áreas de concurso e tempo de docência são diversos, no entanto, um grupo da área de ensino de Ciências Naturais e Matemática. Outra marca do grupo, como profissionais da Educação é que quatro iniciam a docência, no ensino superior, no contexto do curso, com menos de quatro anos de atuação. A abordagem teórica-metodológica é assumida na perspectiva de pesquisa qualitativa interpretativa, tomando-se por base entrevistas individuais gravadas em vídeo e áudio, caracterizadas como narrativas autobiográficas, transcritas e submetidas a leitura, para a produção de mônadas, com enfoque em Walter Benjamin, George Otte, Petrucci-Rosa e colaboradores. Neste sentido, o que apresentamos compreendem representações de sujeitos em dinâmica de processos de construção de identidade docente e configuração de sentidos subjetivos, individuais e sociais, na perspectiva construtiva-interpretativa inspirada na teoria da subjetividade de Gonzalez Rey. As narrativas transparecem mônadas desencadeadas por estranhamentos dos sujeitos ao perfil da docência proposto pelo projeto pedagógico de curso. As Mônadas individuais - expressam dinâmica de construção de identidade e configuração de sentidos subjetivos individuais e sociais da docência. Elas são autorreflexões, em torno de sentidos, que se relacionam com formação por área de conhecimento, organização curricular, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como possibilidade de ressignificação de identidade e sentidos subjetivos da docência, individuais e sociais, subjacentes a processos de formação anterior. As narrativas apontam processos identitários e configuração de sentidos subjetivos, propiciados por reflexões, filosóficas e epistemológicas, no contexto do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica para o Ensino de Ciências e Matemática. Sob tais aspectos, defendemos que o processo de formação de professores de Ciências Naturais e Matemática, inicial e continuada, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso, contribui para dinâmica de construção de identidade profissional e configuração de sentidos subjetivos da docência, ao propiciar em seu projeto, reflexões em torno de sentidos subjetivos que coexistem a um não mais e um ainda não, que implicam em reconfigurações de processos identitários nas dimensões pessoal, profissional e institucional da docência no ensino superior.
Resumo em lingua estrangeira: This research is dedicated to the study of the processes of identity construction of a group of five faculty members in the higher education area of the Bachelor's Degree in Natural Sciences and Mathematics, developed at the Sinop University Campus of the Federal University of Mato Grosso. The group of teachers has in common, teaching in the course and participate in the doctorate program of the Amazonian Network of Teaching Sciences and Mathematics. The undergraduate, postgraduate (masters), competition areas and teaching time are diverse, however, a group of the area of teaching of Natural Sciences and Mathematics. Another brand of the group, as education professionals is that four begin teaching in higher education in the context of the course, with less than four years of teaching. The theoreticalmethodological approach is taken from the perspective of qualitative interpretive research, based on individual interviews recorded in video and audio, characterized as autobiographical narratives, transcribed and read for the production of monads, focusing on Walter Benjamin, George Otte, Petrucci-Rosa et al. In this sense, what we present comprise representations of subjects in the dynamics of processes of teacher identity construction and configuration of subjective, individual and social senses, in the constructive-interpretive perspective of the monads, interrogated under the theory of subjectivity of Gonzalez Rey. Monads unleasched by discrepancy of the subjects to the profile of the teaching proposed by the pedagogical project of course. The individual Monads - express dynamics of identity construction and configuration of subjective individual and social senses of teaching. They are self-reflections, around meanings, that relate to training by area of knowledge, curricular organization, interdisciplinarity and transdisciplinarity as a possibility of resignification of identity and subjective senses of teaching, individual and social, underlying to processes of previous formation. The narratives point to identity processes and configuration of subjective meanings, propitiated by reflections, philosophical and epistemological, in the context of the Postgraduate Program of the Amazon Network for Teaching Science and Mathematics. Under these aspects, we argue that the initial and continued formation of teachers of Natural Sciences and Mathematics, developed by the Federal University of Mato Grosso, contributes to the dynamics of identity and configuration of subjective senses of teaching, by providing reflections around subjective senses that coexist to a no more and one not yet, that imply in reconfigurations of identity processes in the personal, professional and institutional dimensions of teaching in higher education.
Palavra-chave: Docência no ensino superior
Narrativas autobiográficas
Mônadas
Sentidos subjetivos
Identidade docente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teachers in higher education
Autobiographic narratives
Monads
Subjective senses
Teaching identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: GUILARDI JUNIOR, Felício. Docência no Ensino Superior: a construção da identidade docente em um curso de formação por área do conhecimento: Ciências Naturais e Matemática. 2017. 164 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4369
Data defesa documento: 7-Mar-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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