Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4374
Tipo documento: | Tese |
Título: | Multidimensionalidades de saberes no entre-lugar da educação do corpo-professor de educação física e os diálogos com a interculturalidade |
Autor(es): | Stroher, Jonathan |
Orientador(a): | Grando, Beleni Saléte |
Membro da Banca: | Silva, Maria Cecilia de Paula |
Membro da Banca: | Grando, Beleni Salete |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Souza Neto, Samuel de |
Membro da Banca: | Castilho, Suely Dulce de |
Resumo : | Nesta pesquisa, recorreu-se aos conceitos que destacam a enunciação das diferenças culturais nos tempos-espaços formais de educação delineados pela sociedade, cruciais para o entendimento dos processos subjetivos de produção do humano. Essas características são compreendidas como uma dimensão educacional geradora de saberes, uma vez que estão entrelaçadas às estratégias individuais-coletivas de aprendizagem que marcam cada corpo. Como território de educação do corpo-professor na formação inicial, investigou-se essa relação especificamente no tempo-espaço do estágio supervisionado na escola, cenário concebido nesta pesquisa como um entre-lugar, local em que se buscou compreender de que forma os corposdiscentes atribuíram sentidos e significados aos saberes da educação do corpo-professor de Educação Física e quais tensionamentos seriam necessários para uma formação humanizadora. O trabalho se orientou teórica e metodologicamente pela interculturalidade crítica articulada à pesquisa participante. Essa organização foi tomada como referência para guiar a experiência tecida coletivamente junto aos seis corpos-discentes em formação inicial matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado IV (2019/2), do curso de licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal de Mato Grosso. A processualidade da investigação ocorreu nas terças e quintas-feiras, de outubro de 2019 a março de 2020, na Escola Estadual Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, em Cuiabá (MT). As relações de contato foram estabelecidas durante as aulas de Educação Física, vivenciadas nos corposdiscentes em formação com os corpos-alunos da escola, monitorados pelo corpo-professorregente e o corpo-professor-pesquisador (supervisor do estágio). O diálogo com os dados considerou o diário de campo e os relatórios de estágio dos corpos-discentes, que subsidiaram as reflexões no grupo focal. Já a análise da formação em ação se estabeleceu com o Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em questão, fundamentada nas categorias de codificação, o que possibilitou chegar à categorização estruturante da pesquisa “Multidimensionalidades de saberes no entre-lugar da educação do corpo-professor de Educação Física”, que se subdividiu em quatro subcategorias: Os corpos-discentes e seus saberes: experiências vividas nas aulas de Educação Física na escola e perspectivas para a futura atuação; Os corposdiscentes e seus saberes: experiências na formação inicial em Educação Física na FEF/UFMT”; Os saberes mobilizados no entre-lugar da educação do corpo-professor de Educação Física e Os sentidos e significados atribuídos aos saberes na educação do corpoprofessor de Educação Física. Nessas subcategorias, os dados assinalaram e afirmaram a existência de binarismos coloniais nas vivências com o esporte na escola, na polarização da base epistêmica da formação inicial em Educação Física, no currículo e nas disciplinas do curso. Os resultados expressaram o caráter contínuo e dinâmico da educação do corpo-professor, a partir da diversidade de dimensões que educam os corpos-discente a corpo-professores no entrelugar, aglutinados em um campo multidimensional que os articula em saberes corporais. A pesquisa apontou, como um caminho decolonial de formação inicial em Educação Física, a articulação, de forma espiralar, com a consciência de si; o reconhecimento das diferenças dos corpos nos entre-lugares; a interculturalidade crítica e a pesquisa participante, sendo um eixo teórico-metodológico intencional, e o alinhamento a objetivos educacionais humanizadores e sensíveis. Esses elementos mobilizadores e significantes dos saberes orientam as educações dos corpos-professores nos entre-lugares em uma perspectiva intercultural na Educação Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this research, we used the concepts that highlight the enunciation of cultural differences in the formal times-spaces of education outlined by society, crucial for the understanding of the subjective processes of human production. These characteristics are understood as an educational dimension that generates knowledge, since they are intertwined with the individualcollective learning strategies that mark each body. As a territory of education of the bodyteacher in the initial formation, this relationship was investigated specifically in the time-space of the supervised internship in the school, a scenario conceived in this research as a in-between place, location in which it was sought to understand how the student bodies attributed significations and meanings to the knowledge of the education of the Physical Education teacher and what tensions would be necessary for a humanizing formation. The work was guided theoretically and methodologically by the critical interculturality articulated to the participant research. This organization was taken as a reference to guide the experience collectively woven with the six bodies-student in initial training enrolled in the discipline of Supervised Internship IV (2019/2), of the degree course in Physical Education, of the Faculty of Physical Education, of the Federal University of Mato Grosso. The process of the investigation occurred on Tuesdays and Thursdays, from October 2019 to March 2020, at the State School Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, in Cuiabá (MT). The contact relationships were established during Physical Education classes, experienced in the student bodies in formation with the bodies-students of the school, monitored by the body-teacherregent and the body-teacher-researcher (internship supervisor). The dialogue with the data considered the field diary and the bodies-students stage reports, which supported the reflections in the focus group. The analysis of the training in action was established with the Pedagogical Project of the undergraduate course in question, based on the categories of codification, which made it possible to reach the structuring categorization of the research “Multidimensionalities of knowledge in the in-between of Physical Education of the body-teacher”, that was subdivided into four subcategories: The bodies-students and their knowledge: experiences lived in Physical Education classes at school and perspectives for future performance; The bodies-students and their knowledge: experiences in initial training in Physical Education at FEF/UFMT”; The knowledge mobilized in the in-between of the education of the body-teacher of Physical Education and The meanings and significations attributed to knowledge in the education of the Physical Education body-teacher. In these subcategories, the data indicated and affirmed the existence of colonial binarisms in the experiences with sport at school, in the polarization of the epistemic basis of initial training in Physical Education, in the curriculum and in the disciplines of the course. The results expressed the continuous and dynamic character of the education of the body-teacher, based on the diversity of dimensions that educate the bodiesstudents to body-teachers in the in-between, agglutinated in a multidimensional field that articulates them in body knowledge. The research pointed out, as a decolonial path of initial formation in Physical Education, the articulation, in a spiral way, with the consciousness of oneself; the recognition of the differences of bodies in the in-between; critical interculturalitya and participant research, being an intentional theoretical-methodological axis, and alignment to humanizing and sensitive educational objectives. These mobilizing and significant elements of knowledge guide the education of the bodies-teacher in in-between in an intercultural perspective in Physical Education. |
Palavra-chave: | Educação do corpo Formação inicial Interculturalidade crítica Educação física Saberes docentes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education of the body Initial training Critical interculturalism Physical education Teacher knowledges |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | STROHER, Jonathan. Multidimensionalidades de saberes no entre-lugar da educação do corpo-professor de educação física e os diálogos com a interculturalidade. 2022.165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4374 |
Data defesa documento: | 13-Apr-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2022_Jonathan Stroher.pdf | 12.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.