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http://ri.ufmt.br/handle/1/4387
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Diálogos entre o currículo da pedagogia Waldorf e a formação integral |
Autor(es): | Carvalho, Laura Diniz Rocha Campolin de |
Orientador(a): | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Romanelli, Rosely Aparecida |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Santos, Geniana dos |
Resumo : | Esta pesquisa surgiu do desejo de aprofundar e compartilhar ideias que busquem uma educação que vise à formação não apenas cognitiva/intelectual do estudante, mas que contemple em seu currículo, além dessa formação, a formação afetiva, emocional, social, dentre outras, ou seja, sua formação integral. Dessa maneira, julgamos relevante refletir sobre currículos que visem à construção de um ensino que procure atender às necessidades de cada aluno, propiciando condições para um desenvolvimento processual integral e visando formar um ser humano preparado para enfrentar os desafios da vida. O objeto deste estudo foi o currículo da Pedagogia Waldorf por pretender contemplar a formação do ser humano em seus aspectos físico, anímico (psíquico-emocional) e espiritual (individualidade), ou seja, como ser em sua integralidade. Como objetivo geral, buscamos compreender os elementos presentes em um currículo baseado nos pressupostos da Pedagogia Waldorf que propiciem o desenvolvimento integral do ser humano, considerando, sobretudo, o comprometimento com a formação integral dos estudantes. Procurou-se: identificar o currículo proporcionado aos alunos do 5º ao 8º de uma escola orientada pela Pedagogia Waldorf, em Cuiabá; caracterizar a formação integral na perspectiva do currículo Waldorf; e analisar, a partir de entrevistas com alunos do 9º ano, egressos e professores da referida escola, como se dá o processo de formação humana alicerçado por esse currículo. A opção foi por uma pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, utilizando a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball na análise dos dados. A partir da análise das entrevistas, foi possível considerar que a Pedagogia Waldorf pode oferecer contribuições significativas para a formação integral dos jovens por se mostrar efetiva na formação de seres humanos livres, comprometidos e preparados para enfrentar os desafios da vida. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research arose from the desire to deepen and share ideas that seek an education that aims not only at the cognitive/intellectual formation of the student, but that contemplates in its curriculum, in addition to this formation, the affective, emotional, social formation, among others, that is, their comprehensive training. In this way, we consider relevant to reflect on curricula that aim to build a teaching that seeks to meet the needs of each student, providing conditions for an integral procedural development, aiming to form a human being prepared to face the challenges of life. The object of this study was Pedagogy, as it contemplates in its curriculum knowing the human being in its physical, mental (psycho-emotional) and spiritual (individuality) aspects, that is, as a being in its entirety. As a general objective, we seek to understand the elements present in the curriculum based on the assumptions of Waldorf Pedagogy that provide the integral development of the human being, contemplating it in its social, physical, psychic-emotional aspects, considering individuality and committed to the integral formation of the students. An attempt was made to identify the curriculum provided to students from the 5th to the 8th grade inserted in Waldorf Pedagogy; to characterize the integral formation in the perspective of the Waldorf curriculum and to analyze, from interviews with 9th grade students, graduates, and teachers of a school in Cuiabá, which works from the Waldorf assumptions, how the Human Formation process based on this curriculum takes place. The option was for a qualitative approach research, with semistructured interviews, using Stephen Ball's Policy Cycle approach for data analysis. From the analysis of the interviews, it was possible to consider that Waldorf Pedagogy can offer significant contributions to the integral formation of young people, as it is effective in the formation of free, committed, and prepared human beings to face the challenges of life. |
Palavra-chave: | Currículo Pedagogia Waldorf Formação integral |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Curriculum Waldorf pedagogy Integral training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CARVALHO, Laura Diniz Rocha Campolin de. Diálogos entre o currículo da pedagogia Waldorf e a formação integral. 2022. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4387 |
Data defesa documento: | 19-Mai-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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